Vai ano, entra ano, e a vida continua do mesmo jeito! Seria muito bom se existisse uma receita de como ter um ano diferente! Mas a má notícia é que isso não existe.
O que acontece é o seguinte: quando o ano está perto de terminar, naturalmente empurramos algumas situações para o ano que ainda nem chegou.
Com isso, criamos a falsa sensação que ao iniciar um novo ano, tudo será transformado! Mas a frustração vem quando acordamos no primeiro dia do novo ano, e tudo continua do mesmo jeito.
Os quilinhos indesejados? Estão no mesmo lugar (ou até aumentaram nos últimos dias)! A vida financeira? Desorganizada como sempre!
E essa percepção de que a vida – e os problemas – ainda estão em vigor, faz nascer um sentimento péssimo para o início do ano: a desmotivação.
Esse sentimento surge por conta de uma simples matemática: tarefas do ano velho empurradas para o ano novo + tarefas do ano novo + frustração porque tudo continua igual. E o resultado é esse que a gente já falou!
Então, como ter um ano diferente?
A pergunta que não quer calar é: como fazer com que este ano seja melhor do que o ano que acabou de terminar? Bom, a resposta pode não ser tão simples assim, pois cada pessoa carrega expectativas diferentes sobre o ano que começou.
Mas existem atitudes básicas que, ao serem adotadas, transformam a vida e fazem com que os novos dias ganhem outra cor.
Aqui vamos dar 5 dicas de como ter um ano diferente. São dicas fáceis e práticas que vão te ajudar a ter um ano melhor do que o anterior.
1. Defina metas
Se sua dúvida é como ter um ano diferente do que passou, saiba que a definição de metas é essencial! As metas não funcionam apenas no contexto profissional, elas podem funcionar no ambiente doméstico, escolar e em qualquer outra área da vida.
Então, agora vamos estipular as suas metas!
O primeiro passo é definir o que você gostaria de alcançar neste novo ano. Pensou? Agora, escreva quatro atitudes que você deve tomar para alcançar esses objetivos. Ah, como este é um objetivo pessoal, as atitudes escolhidas devem depender apenas de você.
Por exemplo, se a sua meta neste ano é ter uma alimentação melhor, você pode definir como atitude: deixar de comer doce, largar o refrigerante, comer mais frutas e aprender receitas saudáveis.
Defina as suas metas hoje mesmo e, sem dúvidas, você terá um ano de grandes realizações!
2. Não procrastine
A segunda dica que pode mudar o seu ano é: não procrastine! A palavra é estranha, mas a prática é comum pra muita gente. Procrastinação nada mais é do que enrolar ou adiar a realização das atividades.
E aí, de nada adianta definir metas e objetivos, se no fim das contas, a enrolação vai tomar o lugar da realização. Se o ano seguir assim, ao final dele, o resultado será frustrante.
Por isso, a dica de ouro é: tenha foco! Organize bem o tempo, equilibre as atividades, o lazer e o descanso. Trabalhe com recompensas pessoais. Conseguiu alcançar o objetivo diário? Então determine uma recompensa!
Faça o necessário para que o vírus “amanhã eu faço” não domine a sua vida! Com esta imunidade, certamente o seu ano será muito diferente.
3. Mude hábitos nocivos
A terceira dica de como ter um ano diferente, tem relação com os hábitos. Ter força de vontade para fazer diferente é muito bom, porém não é o suficiente. Neste novo ano, tenha atitude para mudar o que não está legal.
Se, pra você, um ano é pior do que o outro, procure observar se existem hábitos – ou seja, práticas rotineiras, que acontecem de forma automática – que são responsáveis por esse sentimento.
O trabalho tomou conta da sua vida a ponto de não existir um dia de descanso, tempo com a família e, até mesmo, tempo para o desenvolvimento espiritual?
O excesso de trabalho é apenas um exemplo de tantos hábitos considerados normais e aceitáveis, mas que são a causa de milhares de pessoas perderem o gosto pela vida.
Qual hábito está destruindo a sua vida? Decida pela mudança e, assim, viva um ano diferente.
4. Tenha relacionamentos saudáveis
Os relacionamentos que cultivamos interferem fortemente no nosso bem-estar. E aqui estamos falando de relacionamentos amorosos e sociais, pois essas duas categorias impactam a qualidade da nossa vida.
Dessa forma, conviver com pessoas que trazem paz, alegria e que torcem por sua felicidade, é a melhor escolha para ter um ano diferente, pra melhor!
Por outro lado, relacionamentos desequilibrados, abusivos, cheio de desconfiança e falta de respeito, são extremamente tóxicos para qualquer um.
Então, quer saber como ter um ano diferente de verdade? Reavalie os seus relacionamentos e se questione se eles estão contribuindo, ou não, para que você tenha dias melhores.
5. Exercite a gratidão
A última dica pra você ter um ano melhor é praticar a gratidão. No começo, pode ser difícil, porque tem dias que parece que não há muito o que agradecer. Mas este exercício, além de proporcionar dias melhores, ainda favorece a atividade cerebral.
Um estudo da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, mostrou que poucos meses exercitando a gratidão, por meio da escrita, foi suficiente para o cérebro se acostumar com a prática. Um dos principais ganhos é a diminuição da depressão.
Ser uma pessoa agradecida, faz com que as pequenas situações da vida se tornem motivos de alegria. Com isso, ao chegar o final do ano, será fácil reconhecer quantas coisas incríveis foram vividas até ali!
E você? O que pretende fazer para que seu novo ano seja melhor? Conta aqui nos comentários!
Voltar