Como beber mais água? Veja algumas dicas

Que a água é importante isso você já sabe. Mas beber mais água durante o dia, você sabe como conseguir? Se não, leia esse post com dicas!

Liliane Neto

Nutricionista, especialista em Obesidade e Emagrecimento e colunista da Rádio Novo Tempo

2 artigos


24 de junho de 2021

Tomar água com frequência traz inúmeros benefícios para o corpo. Porém, é muito comum encontrar aqueles que passam o dia sem se hidratar corretamente. Para esses, beber mais água é um grande desafio!

Mas porque isso acontece?

A principal razão, é por que o estilo de vida moderno favorece à falta de percepção de si mesmo. Ou seja, a correria do dia a dia acaba nos levando a ignorar os sinais que o corpo emite, como a necessidade de beber mais água, por exemplo.

Entretanto, em tempos de pandemia, a boa hidratação está entre os principais hábitos que impactam positivamente o fortalecimento do sistema imunológico contra o coronavírus e muitas outras infecções.

E mais, a água traz mais disposição para o dia, auxilia na memória, regula o intestino, aumenta a imunidade, melhora a qualidade do sono, entre outros benefícios. Mas, então…

Como beber mais água?

Se você quer beber mais água e não sabe por onde começar, temos algumas dicas para te ajudar.

Primeiro, você precisa sair do sedentarismo! A falta de movimentos e de atividades físicas diminuem o estímulo da sede, favorecendo com que a água seja ingerida sem vontade, o que complica ainda mais a adesão ao hábito.

Assim, neste momento onde se recomenda o isolamento social, a sua casa pode ser a sua academia, pelo menos por agora. Existem exercícios que você pode ser feitos em casa e que vão te ajudar a criar o hábito de beber mais água.

Outra dica é manter sempre por perto uma garrafinha de água para a hidratação ao longo do dia. Aquilo que é visto é lembrado!

Agora, sobre os utensílios usados para beber água, o mais comum é o uso de garrafas ou copos de plástico. Mas, dentro do possível, substitua por vidro, louça ou jarra de barro, uma vez que as embalagens plásticas podem soltar substâncias tóxicas na água.

Já pra quem não gosta do gosto da água, a dica é adicionar algumas gotas de limão, folhas de hortelã ou até o gengibre. Pois a aromatização da água pode facilitar o consumo.


A água é responsável por fortalecer nossos sistemas internos, auxiliando na absorção de
vitaminas e fibras.

Invista na sua saúde

Mas, como saber a quantidade ideal de água para beber ao dia? É simples, faça esta conta: multiplique o seu peso por 0,35. O resultado é a quantidade, em litros, que você deve ingerir de água por dia.

Essa quantidade deve ser ingerida em goles ao longo do dia. Não de uma vez só, para não sobrecarregar o organismo, tá!

Outra dica para conseguir beber mais água é sempre tomar um copo de água meia hora antes de cada refeição! Isto ajudará a padronizar uma rotina, aumentar a hidratação, diminuir a vontade de beber líquidos com a comida e até controlar o apetite na hora da refeição.

Por fim, para facilitar a vida de quem esquece de beber água uma outra opção é baixar aplicativos de celular que enviam avisos sonoros ou lembretes, eles também ajudam garantir o consumo ideal diário de água.

Resumindo, se você deseja verdadeiramente investir na sua saúde, você precisa beber mais água! A boa hidratação pode salvar vidas!

E aí, você precisa beber mais água? Então comece hoje a colocar em prática essas dicas! 😉

Voltar