Como parar de fumar? 4 passos para largar o cigarro

O tabagismo é um problema que precisa ser combatido. Mas para isso, você precisa tomar a decisão de parar de fumar.

Alessandra Guimarães

Jornalista e Gestora de Conteúdo

24 artigos


29 de agosto de 2019

Você já está cansado de ser dependente do tabaco e quer parar de fumar? No Dia Nacional de Combate ao Fumo, decidimos trazer 4 passos simples que vão te ajudar a se livrar deste vício de uma vez por todas. 🙌

O tabagismo é a principal causa de morte evitável, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, o vício da nicotina é responsável por aproximadamente 50 doenças, incluindo o câncer.

O que deixa a história ainda mais triste é que, segundo a mesma organização, o tabagismo é considerado uma doença pediátrica.

E sabe por quê?

Cerca de 80% dos fumantes começaram com a prática antes dos 18 anos! 😲 Por isso o tabagismo é um SÉRIO problema de saúde pública.

A forma mais comum de consumir o tabaco é através do cigarro, mas também existe o charuto, cachimbo, narguilé (espécie de cachimbo de água, usado para fumar tabaco aromatizado) e, o mais novo do grupo, o cigarro eletrônico.

Este último, também conhecido como vape, tem um forte apelo para o público jovem, o que tem preocupado bastante os órgãos governamentais. No Brasil, o cigarro eletrônico é proibido, mas nas grandes cidades, não existe muita dificuldade para conseguir comprá-lo.

Se você ainda não se convenceu que parar de fumar é uma NECESSIDADE para a sua saúde, dá uma olhada nessas estatísticas brasileiras, divulgadas pela Fundação do Câncer, que apontam o tabagismo como responsável por:

  • 200 mil mortes por ano (23 pessoas por hora);
  • 25% das mortes causadas por doença coronariana – angina e infarto do miocárdio;
  • 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos;
  • 85% das mortes causadas por bronquite crônica e enfisema pulmonar (doença pulmonar obstrutiva crônica);
  • 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos);
  • 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral);
  • 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia).

Por isso, neste post, vamos dar 10 dicas de como parar de fumar e, assim, começar a viver uma vida com saúde! 🚭💚

Passo 1 – Tome a decisão de parar de fumar

Você precisa DESEJAR largar o fumo. Não adianta a família ou os amigos desejarem isso. Você precisa se convencer de que parar de fumar é o melhor para a sua vida!

Neste processo de decisão, vai ser normal ficar dividido. “Uma parte de mim quer parar, já outra parte, quer muito continuar.” Mas se este pensamento vier, procure se focar nos GANHOS em deixar o vício.

Depois, marque um dia para começar o processo de retirada da nicotina. Escolha uma data específica, mas não caia no erro desta data ser muito distante. DECIDIU PARAR, ENTÃO COMECE O QUANTO ANTES!

Lembre desta data como um marco de vida, mas não a transforme em um memorial de boas recordações. A data que você escolher vai representar a LIBERTAÇÃO DE UM VÍCIO e não o começo deu um sofrimento, ok?

Passo 2 – Fique longe dos gatilhos!

Se você sabe que algumas coisas despertam a vontade em fumar, então fique longe delas!

Preste atenção no que pode fazer você se desviar do seu objetivo principal que é parar de fumar.

O consumo de bebida alcoólica, por exemplo, é um exemplo de gatilho. Isso porque o álcool acelera o metabolismo da nicotina, gerando a vontade de fumar outro cigarro.

É verdade que para cada fumante, o gatilho é diferente. Por isso é importante perceber qual é o seu gatilho e procurar eliminá-lo da sua rotina.

Existem algumas dicas simples para evitar os gatilhos, como:

  • Se estiver acostumado a dirigir fumando, tire o cigarro do carro!
  • Se você fuma depois de comer, levante imediatamente após terminar a refeição e escove os dentes. Isso vai ajudar a diminuir a fissura pelo cigarro.
  • Chupar gelo e comer cubinhos de frutas geladas também ajuda a se livrar da vontade.
  • E frequente lugares onde é proibido fumar, além de evitar espaços que tenham pessoas fumando.

Passo 3 – Escolha a melhor alimentação

Se você quer parar de fumar, é necessário repensar a forma em que se alimenta. O fumo rouba, entre outras coisas, a Vitamina C e a imunidade. É hora de repor o que foi perdido e investir na saúde.

Quando aquela vontade quase se incontrolável chegar, tenha sempre um kit de salvação por perto: bebidas não alcoólicas geladas, frutas picadas, picolés de baixa caloria ou cubos de gelo feitos com água de coco.

Além destas opções acima, você também pode cortar em palitinhos uma cenoura crua, aipo ou rabanete. Assim que sentir vontade de fumar, coma uma dessas opções! Ah, mastigar cravos ou pedacinhos de gengibre também funciona para cortar o desejo de fumar.

Na hora de fazer a substituição, escolha alimentos de sua preferência, que te tragam prazer, para que o processo não seja um sacrifício.

Mas o que não pode faltar perto de você é ÁGUA! Beba muita água! Ela vai ajudar a limpar o seu organismo e a eliminar mais rápido as toxinas do tabaco.

Passo 4 – Procure apoio!

Neste momento de mudança, é muito importante contar com uma rede de apoio que fortaleça a sua decisão. Parar de fumar é um processo que requer muito esforço, mas com a ajuda de pessoas, esta transição será de muito sucesso!

Procure conversar com pessoas que já passaram por essa experiência, que largaram o vício e continuam firmes nesta decisão. Troque experiências e busque dicas sobre como trilhar este caminho.

Grupos de apoio e encontros semanais são uma boa dica para entender como funciona este processo de mudança, a partir da experiência de outras pessoas. Esses encontros são importantes porque ajudam muito aos que querem parar de fumar.

Um acaba ajudando o outro e, no fim, se aproximam muito porque estão ali por um objetivo comum. Por isso, não tenha medo de se abrir e falar das suas dificuldades. Este é um momento no qual você precisa de ajuda e apoio!

Procure também apoio na família, explique o momento pelo qual você está passando e peça a compreensão de todos. Assim, eles podem te ajudar a ficar longe dos gatilhos e, até mesmo, mudar algumas rotinas para que o processo de abstinência seja positivo.

Se, por acaso, a família ou os amigos não entenderem sua decisão – e até mesmo debocharem da sua vontade em parar de fumar – não leve isso em consideração, pois esta é uma decisão pessoal. Para estes, peça que o respeitem! E siga determinado para a mudança 🚀

Está são algumas dicas de como parar de fumar. E se você gostou deste post, comenta aqui embaixo qual é a sua grande dificuldade para largar o cigarro!


Clique aqui para baixar

Voltar