Bom, o principal objetivo da dieta detox é limpar o corpo de uma infinidade de toxinas que se acumulam diante das inúmeras agressões que ele sofre constantemente.
A saber, o ar poluído, os vegetais cheios de pesticidas, a alimentação industrializada repleta de corantes, os acidulantes, a cafeína, o açúcar, a gordura e o excesso de sódio são apenas algumas dessas agressões.
Além disso, o nosso próprio corpo também produz toxinas, o que significa que existem mecanismos naturais para eliminá-las.
Por exemplo, o sistemas urinário, gastrointestinal, respiratório, linfático e epidérmico que, minuciosamente, fazem esse trabalho.
Entretanto, elevamos tanto os níveis das agressões externas, que reduzimos a capacidade do corpo de desintoxicar-se completamente.
É aí que entra o detox! A desintoxicação certamente ajuda promover essa faxina interna e deixa tudo limpinho e no seu melhor funcionamento.
Mas além de desintoxicar, a dieta detox também pode ser utilizada para favorecer a perda de peso e diminuir a retenção de líquidos.
Fora isso, preparar o organismo para mudar os hábitos alimentares, quando existe o desejo de iniciar uma dieta mais equilibrada.
Com toda a certeza, outro bom momento para desintoxicar, seria depois de períodos festivos como natal, carnaval e outros feriados ou comemorações.
Então, caso tenha feito exageros na sua alimentação nos últimos tempos, que tal fazer um detox? Aceita o desafio?
Quando fazer o detox?
Certamente, o corpo emite alguns sinais que mostram a necessidade de fazer uma desintoxicação. Alguns desses sinais são:
- Imunidade baixa
- Dores de cabeça
- Erupções na pele
- Surgimento de alergia
- Produção excessiva de muco
- Falta de energia (fadiga)
- Síndrome do intestino irritável
- Inchaço abdominal e gases
- Dores musculares
- Dores e inchaços nas articulações
- Obesidade
Os benefícios da desintoxicação
De fato, a desintoxicação orgânica traz uma série de benefícios para todo o organismo. Ela favorece o trânsito intestinal, deixa a pele mais bonita e ajuda na cura de doenças.
Além de reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol. E, sem dúvida, apresenta uma melhor resposta do sistema imunológico.
Também potencializa a memória e o intelecto, por aliviar a sobrecarga dos órgãos digestivos, permitindo um maior aporte de fluxo sanguíneo ao cérebro. E, acima de tudo, mantém você saudável!
Em relação à perda de peso, é importante saber que a desintoxicação não é uma solução mágica.
Mas ela dá uma forcinha nesse processo, uma vez que o detox reduz a quantidade de calorias ingeridas, melhora a qualidade dos nutrientes que o corpo absorve e elimina as toxinas que estão retidas no tecido adiposo.
Porém, um emagrecimento duradouro só é possível com a reeducação alimentar e mudança do estilo de vida.
Isso envolve tanto hábitos alimentares como a prática de exercício físico, fora o respeito às horas de sono, equilíbrio, ingestão abundante de água, confiança, entre outras práticas.
Como funciona o detox?
A dieta detox é um programa alimentar baseado principalmente no consumo de frutas, legumes e verduras.
Estes alimentos são fontes de micronutrientes que ajudam eliminar as impurezas e radicais livres, promovendo a desintoxicação do organismo.
Agora, durante o detox, saiba que é preciso restringir o uso de alimentos industrializados pois são ricos em sal, gordura e aditivos químicos, o que não favorece a desintoxicação.
Bem como os alimentos do tipo fast-food, pães, bolos e frituras. Isso pode ser um sacrifício para alguns, mas vale muito a pena!
Em relação ao programa acima, produzido pelo Spa Médico Cevisa, é possível realizar o detox apenas com líquidos durante os sete dias, sendo essa uma versão mais restritiva da dieta.
Ou, optar por fazer dois dias de dieta líquida e cinco dias de dieta crua, com sopa à noite, a mesma usada na dieta mais restritiva.
Além disso, também é possível escolher um dia de dieta líquida e os outros de crua, ou fazer os sete dias de dieta apenas crua com sopa no jantar. Todas as formas são igualmente benéficas.
No entanto, esse tipo de dieta não é indicado por um longo período de tempo. Faça somente o tempo do programa completo.
Em suma, pessoas saudáveis que desejam fazer com mais frequência, o detox pode ser feito um dia por semana optando pela dieta líquida ou crua.
As contraindicações para o detox
Agora, vale lembrar que nem todo mundo pode fazer uma dieta detox. Por isso, antes de iniciar, avalie se você possui alguma contraindicação, tais como:
- Período de gestação ou lactação;
- Durante a infância;
- Em tratamento quimioterápico;
- Em uso de medicamentos como anticoagulantes orais, antirretrovirais, antiepiléticos, etc;
- Intolerância ou alergia de algum componente da dieta.
Dessa forma, busque orientação do seu médico ou nutricionista!
Veja aqui abaixo o programa completo do Desafio Detox, elaborado pela equipe de nutrição do Spa Médico Cevisa:
E aí topa o desafio detox? Comenta aqui!
Voltar