alimente-se bem

Boa parte do segredo da prevenção e cura de doenças encontra-se em uma boa alimentação. A ingestão equilibrada e diversificada de alimentos ricos em nutrientes, provê ao organismo um funcionamento saudável.

pirâmide alimentar

 

A pirâmide Alimentar é um instrumento utilizado para a orientação de uma dieta saudável. Cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e seu número de porções recomendadas diariamente. A ordem de prioridade dos grupos vai da base ao topo, indicando que quanto mais próximo da base os alimentos estiverem, devem ser ingeridos em maior quantidade. Ainda sim, é importante incluir todos os grupos diariamente na dieta para garantir a ingestão de todos os nutrientes necessários ao organismo. Essa ferramenta torna as escolhas alimentares mais fáceis e bem direcionadas.

os benefícios

Diminuição e manutenção do peso

Uma alimentação bem equilibrada, sem dietas drásticas e restritivas, gera uma perda de peso gradual e uma manutenção duradoura dos números na balança. Quem se alimenta bem, com as porções certas de carboidrato, proteínas e gorduras, reduz os riscos de obesidade.

Aumento da disposição

Os alimentos são fontes de força e energia, especialmente os carboidratos, macronutrientes fundamentais para a saúde. Antes dos treinos é importante consumi-los, de preferência em sua forma integral, para garantir mais disposição durante atividades físicas.

Melhora o humor

Os alimentos são capazes de trazer a sensação de alegria e bem-estar. É o caso, por exemplo, da banana, que ajuda efetivamente na formação da serotonina, hormônio da felicidade.
O espinafre também é poderoso, pois a presença de vitamina B e ácido fólico atua no sistema nervoso e ajuda a combater o estresse. Outros alimentos que fazem bem para o humor são a laranja, o leite, a aveia, o arroz integral e as oleaginosas.

Prevenção de doenças

Alimentos vegetais e supervitaminados, como o brócolis e o espinafre, fortalecem o sistema imunológico quando consumidos regularmente. Já a cenoura e a cebola, que são ricas em antioxidantes, ajudam a retardar o envelhecimento das células. A aveia, por sua vez, ajuda a conter a taxa de colesterol e prevenir as temidas doenças do coração.

Fortalecimento dos ossos

O consumo de alimentos ricos em fósforo e cálcio é comprovadamente benéfico para a saúde dos ossos. Esses minerais estão presentes, especialmente, no salmão, espinafre, oleaginosas e vegetais de folhas em tonalidade de verde escuro. Para melhorar a absorção de cálcio e fósforo, consuma também cebola e farinha de trigo integral, pois eles contam com a fibra inulina, que ajuda nesse processo.

Equilíbrio hormonal

Especialistas sugerem a inclusão de inhame, soja e sementes de linhaça na alimentação. Esses alimentos podem melhorar a qualidade de vida, diminuir a retenção de líquido, controlar as oscilações de humor e até mesmo minimizar as chances de desenvolver câncer de origem hormonal.

Regulação do organismo

O organismo precisa de uma alimentação saudável para que ele funcione bem. Cada um de nossos órgãos necessita de nutrientes para fazer o nosso corpo trabalhar da melhor maneira possível.

Longevidade

A alimentação de qualidade tem tudo a ver com sua expectativa de vida. Por isso é tão importante ter uma dieta saudável e equilibrada. Procure consumir diariamente legumes, frutas e verduras, além de oleaginosas. Esses alimentos são fontes de antioxidantes que podem retardar o envelhecimento, mantendo o seu corpo jovem, forte e saudável por muito mais tempo.

Nutrientes Onde Atuam Onde Encontrar
Vitamina A Faz bem para visão; pele; mucosas em geral. Fígado, gema de ovo e óleos de peixes.
Vitamina B1 (Tiamina) Regulariza o sistema nervoso e aparelho digestivo; tonifica o músculo cardíaco Gérmen de trigo, sementes de girassol e castanha do Pará.
Vitamina B2 (Riboflamina) Atua na produção de energia a partir das vitaminas e açúcares. Farelo de aveia, amêndoas e queijo cottage.
Vitamina B3 (Niacina) É responsável por transformar a gordura em energia no corpo, ajudando a queimar calorias. Fígado, amendoim e em peixes.
Vitamina B5 (Ác. Pantotênico) Evita problemas de pele, aparelho digestivo e sistema nervoso; estimula o apetite; promove o crescimento. cogumelos, amendoim, queijo cottage e salmão.
Vitamina B6 (Piridoxina) Atua na produção de anticorpos, previne a anemia e produzir energia a partir de proteínas e carboidratos. Fígado, na banana, no salmão, na ameixa, no avelã e no abacate.
Vitamina B7 (Biotina) Mantém o metabolismo ativo, fortalecer unhas, pele e cabelos e ajudar no controle da glicemia. Carnes, ovos e leite.
Vitamina B9 (Ác. Fólico) Estimula a produção de sangue e de células que carregam oxigênio no organismo. Fígado, espinafre, lentilhas e feijão.
Vitamina B12 (Coblamina) Atua na produção de sangue e ajuda na manutenção da saúde do sistema nervoso. Fígado, no salmão e em frutos do mar.
Vitamina C Remédio de choque contra o frio, cansaço, gripe, depressão e envelhecimento precoce; age contra infecções, hemorragias, má cicatrização de cortes e queimaduras. Frutas cítricas como : Laranja, abacaxi, kiwi, tangerina, acerola etc.
Celulose Ajuda no bom funcionamento das funções intestinais. Cascas de frutas e vegetais, cereais integrais e revestimentos de sementes.
Vitamina E Combate a degeneração muscular; protege o sistema reprodutor, aumentando a potência sexual. Cereais integrais, óleos vegetais e sementes.
Cálcio Atua na formação de ossos e dentes. Leite e seus derivados, soja e castanhas.
Ferro Atua na produção de glóbulos vermelhos;ajuda na coagulação do sangue. Feijão, as ervilhas ou a salsa.
Fósforo Necessário ao cérebro, contribuindo para a transmissão normal dos impulsos nervosos; evita fadiga mental. Semente de abóbora, soja assada e amêndoa.
Iodo Atua no funcionamento da glândula tireoide. Fígado, peixes e ovo.
Magnésio Regula as funções musculares e nervosas. Frutas secas, amêndoa e acelga.
Potássio Necessário para a atividade muscular normal. Folhas de Beterraba, Abacate, Banana e Iogurte desnatado.
Zinco Protege o organismo contra a perda excessiva de líquidos. Gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.