A geração X e Y têm maior risco de contrair 17 tipos de câncer

Uma nova pesquisa revela que a Geração X e Y têm maior risco de câncer comparado a gerações anteriores.

Adventist Health

4 artigos


23 de setembro de 2024

Agora, mais do que nunca, certos tipos de câncer estão afetando mais comumente os jovens. Uma nova pesquisa publicada na revista The Lancet Public Health afirma que a Geração X (Gen X) e a geração Y (millennials) têm um risco maior de desenvolver 17 tipos de cânceres do que as gerações mais antigas.

São necessárias mais pesquisas para entender os motivos pelos quais as taxas de câncer estão aumentando nas gerações mais jovens, mas a conscientização é o primeiro passo. Saiba quais taxas de câncer estão aumentando em pessoas com menos de 50 anos e por que os exames de câncer são importantes.

Riscos de câncer para a geração X e Y: O que o estudo descobriu


Essa pesquisa mais recente foi iniciada depois que médicos e pesquisadores de câncer notaram uma tendência de aumento nos diagnósticos de câncer colorretal entre pessoas mais jovens nos últimos dez anos.

Expandindo estudos anteriores, os pesquisadores usaram dados da Associação Norte-Americana de Registros Centrais de Câncer e dos bancos de dados do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos EUA para analisar as tendências de câncer em pessoas com idade entre 25 e 84 anos diagnosticadas com câncer entre 2000 e 2019. Os dados incluíram mais de 23,5 milhões de diagnósticos de 34 tipos de câncer e mais de 7 milhões de mortes por 25 tipos de câncer, tornando-o o maior estudo desse tipo até hoje.

Agrupando as pessoas por ano de nascimento em incrementos de 5 anos, os pesquisadores descobriram uma tendência alarmante nos diagnósticos de câncer: as incidências de câncer aumentaram nas populações mais jovens.

17 tipos de câncer em ascensão


De acordo com o estudo, a geração X e a geração do milênio têm taxas mais altas de desenvolvimento desses 17 tipos de câncer:

  • Anal
  • Cárdio-gástrico (estômago)
  • Cólon e reto
  • Endometrial e uterino
  • Receptor de estrogênio (ER) positivo na mama
  • Vesícula biliar
  • Sarcoma de Kaposi (trato gastrointestinal)
  • Rim
  • Leucemia
  • Fígado e ducto biliar
  • Mieloma (glóbulos brancos)
  • Gástrico não-cardíaco (estômago)
  • Oral e laringe (não-HPV)
  • Ovário
  • Pancreático
  • Intestino delgado
  • Testicular


Desses cânceres, os tipos mais comuns que afetam a geração X e Y com as taxas mais altas são os cânceres de rim, pâncreas, intestino delgado, vesícula biliar, fígado e ducto biliar.

Razões pelas quais as taxas de câncer estão aumentando nas gerações mais jovens


Infelizmente, o motivo pelo qual as taxas de câncer estão aumentando nessas gerações mais jovens não foi estudado. No entanto, médicos e pesquisadores acreditam que alguns fatores ambientais e de estilo de vida podem estar em jogo, incluindo

Obesidade: A obesidade é um fator de risco conhecido para o câncer e mais de 20% de todos os cânceres nos Estados Unidos estão ligados a ela. Também é importante observar que 40% dos adultos americanos e 20% das crianças e adolescentes têm excesso de peso corporal. Com essa informação em mente, é certamente possível que a obesidade seja responsável pelo aumento de câncer observado nesse estudo. Os médicos e pesquisadores também acreditam que a má nutrição, a má qualidade do sono e um estilo de vida sedentário provavelmente desempenham um papel importante.

Toxinas ambientais: Acredita-se que a exposição a toxinas ambientais encontradas em nossos alimentos, água, produtos para a pele, cosméticos e produtos domésticos – e o uso excessivo de antibióticos, que pode alterar o microbioma intestinal – também sejam responsáveis por parte do aumento do risco. E isso é especialmente importante porque as alterações no microbioma intestinal foram diretamente associadas ao câncer colorretal.


A importância dos exames de câncer


Manter um estilo de vida saudável é sempre uma boa ideia. Comer muitas frutas e legumes e menos alimentos processados, exercitar-se e movimentar o corpo diariamente, ter um sono de qualidade, controlar o estresse e limitar a exposição a produtos químicos tóxicos são bons para a saúde e o bem-estar geral. Eles também podem ajudar a reduzir o risco de câncer.

Entretanto, a coisa mais importante que você pode fazer para reduzir o risco de desenvolver câncer é fazer exames regularmente.

Descobrir o câncer precocemente, quando ele é mais tratável, dá a você a melhor chance de superá-lo e voltar à vida que você ama. Informe-se sobre os sinais e sintomas de cada tipo de câncer e, se algo parecer estranho, converse com seu médico ou profissional de saúde.

Fonte: https://www.adventhealth.com/blog/gen-xers-and-millennials-are-higher-risk-17-types-cancers

Voltar