A gratidão em meio as dificuldades

A gratidão deve ser praticada mesmo quando os dias estiverem difíceis. Olhar para as dificuldades e enxergar coisas boas é um hábito que deve ser praticado!

Marcela Borges

Enfermeira, mestre em Saúde Pública

18 artigos


3 de janeiro de 2021

Vivemos em 2020 momentos difíceis. E, infelizmente, algumas situações vão se estender para 2021. Mas apesar disso, existem motivos para ter gratidão!

Primeiro, porque passar por dificuldades pode ter um lado bom. Isso mesmo! Há muito o aprender no meio de uma crise.

As adversidades podem colocar pra fora o melhor das pessoas. A crise nos faz lembrar que é importante celebrar todos os dias, compartilhar amor com a família, vizinhos e amigos.

Os momentos difíceis nos fazem ver como somos abençoados e como é importante cuidar de nós mesmos, da nossa comunidade e do nosso planeta.

A crise também nos lembra que sempre há coisas pelas quais devemos agradecer. Nunca perdemos tanto que não sobre nada para agradecer!

Porque um coração cheio de gratidão nos lembra quão especial, bonita e afortunada é a nossa vida.

A gratidão nos ajuda enxergar as coisas boas que aconteceram no ano que passou, apesar do caos de uma pandemia.

Saiba que a gratidão é uma prática importante pra fazer a gente se sentir melhor psicologicamente durante a crise e em qualquer momento da vida.

Fora isso, nos ajuda no aspecto da saúde física melhorando a imunidade, inclusive em resposta as infecções respiratórias.

Praticar a gratidão estimula a produção dos hormônios da felicidade, que melhora a imunidade e aumenta a sensação de bem-estar

A gratidão apesar dos problemas

Embora 2020 tenha sido um ano bem difícil, é possível ter gratidão pelo ano que passou.

Pois o fato de ter vida já é um grande motivo para agradecer. Quase 2 milhões de pessoas no mundo tiveram a vida interrompida por conta da Covid-19.

Mas além da vida, existem outras razões para ter gratidão no coração. Primeiro, você pode agradecer pela saúde. Se você não está em uma cama de hospital agora, então tem muito o que agradecer!

Em segundo lugar, tenha gratidão pelos entes queridos e pessoas maravilhosas que fazem parte da sua vida. Como eles são importantes, não?

É claro, ninguém tem uma família perfeita, mas toda família é especial do seu jeito! Agradeça porque é nas diferenças que aprendemos.

Outro motivo para agradecer é pela comida, pela água, pela moradia. Se suas necessidades básicas são supridas, tenha gratidão por isto!

Quando você terminar de ler esta frase, uma pessoa morreu de fome no mundo. Aproximadamente, 9 milhões de pessoas morrem por ano por não ter comida.

Infelizmente, a Covid-19 aumentou os níveis de pobreza e fome no mundo. Além da doença, muitos morrerão por não ter o que comer.

Agradeça também porque Deus te ama e escuta a sua oração. Que privilégio ter a certeza que quando buscamos a Deus Ele está disponível e atento.

mãe jovem e filha criança se abraçando
Tenha gratidão pelo o que parece simples: família, saúde, casa, comida e fé!

Seja grato, a despeito das situações

Por fim, agradeça pelo problemas! Pode parecer estranho, mas é isso mesmo.

Curiosamente, resolver os problemas e as tristezas que surgem na vida faz parte do caminho para a felicidade.

Se você tiver que dar meia volta e recomeçar: agradeça! Nem todos tem a oportunidade do recomeço. Deixe o que ficou pra trás e trace um novo caminho.

Lembre-se:os contratempos trazem o crescimento. Por isso, tenha gratidão pelas dificuldades. Pois haverá crescimento!

Além disso, por maior que seja o seu problema, saiba que você tem o amparo de Deus. Não tema, Ele está contigo! (Isaías 41:10)

Há sempre razões para agradecer, mesmo quando a vida se complica. Então, peça a Deus pra Ele te ajudar a enxergar as bênçãos no meio do caos.

Neste novo ano, pratique a gratidão diariamente. Este hábito irá promover saúde física, mental e espiritual. Não só pra você, mas pra quem estiver ao seu redor também.

Este post te ajudou? Então compartilhe com alguém especial!

Voltar