Água com gás faz mal pra saúde?

O terror de quem ama água com gás é ouvir que ela faz mal pra saúde. Mas este post é pra desmistificar esses e outros mitos que você já ouviu.

Marcela Borges

Enfermeira, mestre em Saúde Pública

25 artigos


7 de março de 2022

Saber se a água com gás faz mal pra saúde é uma das principais dúvidas que os amantes desta bebida têm.

Mas, para a alegria de todos, a resposta é: não! A água com gás não faz mal pra saúde! Mas, lembrando que ela não substitui o uso da água comum.

Bom, enquanto, os refrigerantes, que são bebidas gaseificadas ricas em açúcar e corantes fazem um grande mal pra saúde. A dúvida é, se água com gás faz mal pra saúde como os refris. No caso, a água com gás e os refrigerantes são bebidas totalmente diferentes.

Além da água com gás não ser prejudicial à saúde, ela também possui diversos benefícios como a hidratação e melhora no paladar.

Fora esses benefícios, de acordo com um artigo da BBC News, em um teste realizado pela Universidade de Hyogo, os pesquisadores descobriram que a água com gás pode estimular a pessoa a comer menos.

Isso porque a bebida causa uma leve dilatação no estômago, por conta do da quantidade de gás liberada. Com isso, a sensação de saciedade faz a pessoa reduzir a quantidade de alimento a ser consumido.

E vai aqui uma curiosidade…

De onde vem a água com gás?

Depois que descobrimos que a água com gás não faz mal pra saúde, agora é a hora de matar a curiosidade de saber como ela é produzida.

Em alguns lugares do mundo, como França e Itália, é possível encontrar água naturalmente gaseificada. Isso acontece em regiões com aquecimento subterrâneos causado por vulcões ou superfícies que estiveram em contato com magma.

No caso, aqui no Brasil, a grande maioria das águas gaseificadas são produzidas de forma industrial. O processo é o mesmo usado na fabricação dos refrigerantes.

Um cuidado – que também vale para a água mineral – é atenção aos rótulos: dependendo da fonte, a água possui diferentes características químicas e alguns elementos, como o sódio, podem conter em uma concentração que não seja interessante para o consumo.

Então é sempre bom ressaltar que, o ideal é saber a origem e fonte dessa água. Escolha sempre a água que vem direto da fonte, ou seja, 100% natural. Ela tem um custo mais elevado, mas vale a pena pensar na sua saúde.

Como surgiu a ideia que água com gás faz mal pra saúde?

Para quem gosta, dá um alívio saber que a água com gás não faz mal pra saúde, não é?

A confusão acontece pois muita gente relaciona a água gasosa com refrigerante.

Portanto, o mito da água com gás ser prejudicial à gravidez, provocar celulite, fazer mal aos rins não é verdadeiro.

Água com gás também hidrata?

Sim! Ela tem o potencial de hidratar tanto quanto água natural sem gás e pode ser consumida diariamente sem problema algum.

Água com gás pode ser usada em receitas

Além de uma deliciosa bebida, a água com gás pode ser usada também para alguns truques domésticos. Por exemplo, na receita de bolo, substituindo o uso de leite e ovos em receitas de bolos tradicionais tornando em um delicioso bolo vegano.


Opções deliciosas para usar a água com gás

E para refrescar, a água com gás vai muito bem como “refri saudável”:

  • 100 ml de água com gás
  • 100 ml de suco de uva integral

Acrescente gelo e pronto! Está pronto um refri de uva bem saudável e refrescante!

Gostou de saber que nem toda água com gás faz mal? Então compartilha!

Voltar