tome banho de sol

A luz solar é bactericida, fortalece a pele e forma a vitamina D.
Os raios solares destroem bactérias e outros micro-organismos, essa ação antisséptica é produzida pelos raios ultravioleta.
Se a dose de radiação solar que a pele recebe for conveniente, todos os processos vitais serão estimulados pela luz visível, assim como pelos raios ultravioletas.
Além disso, o sol produz a vitamina D, um importante aliado do corpo, que é responsável pela absorção do cálcio nos ossos,
para o desenvolvimento do feto e para o controle cardiorrespiratório e imunológico.

os benefícios

 

Previne o Câncer

Estudos há muito comprovam que a falta de vitamina D aumenta o risco de vários tipos de câncer, especialmente o da mama e o do cólon.

Benefício para o Alzheimer

Pesquisas clínicas demonstram que a exposição à luz solar durante o dia, alternada com a escuridão da noite, ajuda a melhorar alguns aspetos da doença de Alzheimer, reduzindo a agitação, aumentando a eficiência do sono e diminuindo as insônias.

Diminui o risco de esclerose múltipla

Os níveis de vitamina D da mãe durante a gravidez influenciam o risco de contrair a esclerose múltipla, por isso, os banhos de sol são fundamentais para prevenir a doença.

Alivia a depressão

Um dos estudos mais conceituados demonstrou que o sol de fato aumenta os níveis de um dos antidepressivos naturais do cérebro, a serotonina

Melhora a qualidade do sono

Quando a luz solar atinge os olhos, o nervo ótico envia uma mensagem para a glândula no cérebro que produz melatonina (uma hormônio que ajuda a dormir) diminuindo a sua secreção até o sol se pôr. Por outras palavras, a luz solar durante o dia aumenta de forma natural a produção de melatonina durante a noite.

Contribui para a saúde dos ossos

Níveis de sangue com mais vitamina D3 estão associados a diminuição das fraturas de praticamente todos os tipos.

não se esqueça

Devemos tomar banhos de sol pelo menos três vezes por semana, nos horários mais saudáveis. De 20 a 30 minutos de exposição ao sol é o suficiente, mas fique atento; quanto mais clara for o tom da sua pele maiores são os efeitos.

Usar chapéu e óculos escuros

Para proteger os olhos e o rosto dos raios solares.

Alimentação

Beber bastante líquidos, como água, água de coco ou sucos de frutas, evitar bebidas alcoólicas, e ingerir alimentos frescos, como saladas cruas e carnes grelhadas, preferencialmente sem molhos.

Ao final do dia

É importante tomar banho utilizando água fria e uma pequena quantidade de sabonete líquido para peles secas. A seguir, o uso loção pós-sol e hidratante ajuda a hidratar.