Carne de jaca: Jaca verde cozida fica parecida com frango

A carne de jaca é uma ótima opção para quem quer parar de comer carne. Cozida em pressão, ela fica parecida com frango e pode ser usada em várias receitas!

Marcela Borges

Enfermeira, mestre em Saúde Pública

28 artigos


1 de julho de 2022

Enfiar o “pé na jaca” nunca foi tão saudável! Para quem quer substituir a carne no cardápio, a carne de jaca verde cozida pode ser uma ótima alternativa.

Embora a jaca mole espante muita gente, pelo aroma pouco discreto, essa variedade da fruta é uma delícia com sabor adocicado e polpa bem viscosa. Sendo então, a predileta para doces, compotas, sorvetes e toda sorte de sobremesas e afins. Além, de poder ser apreciada naturalmente.⠀

Por outro lado, a jaca verde, que é dura, tem o perfume mais neutro e quase não possui gosto, por isso ela pega bem qualquer tempero adicionado.

Dessa forma, é a grande predileta para compor pratos salgados em substituição da carne, justamente por sua suavidade.

Por isso, vegetarianos e aqueles que estão no processo de tirar carne da dieta, descobriram a arte de transformar a fruta em “carne de jaca”, tudo com muito sabor e criatividade.

E o impressionante é que, depois de cozida e desfiada a jaca verde fica com textura similar ao frango. Mas vale lembrar, que apesar de toda riqueza nutricional da fruta, ela não entrega os nutrientes contidos na carne de origem animal. Ok?!

A carne de jaca verde, quando cozida e desfiada, tem textura de frango!

Veja como fazer a carne de jaca

Você vai precisar de:

  • 1 jaca verde da variedade dura
  • Água
  • Óleo

Como preparar carne de jaca


Para que dê certo a receita, saber escolher a jaca é fundamental! Logo, os experts da culinária vegetariana aconselham usá-la ainda verde.

Então, primeiro escolha a jaca dura, ou seja, aquela que ainda não está madura e limpe antes do preparo com uma escovinha.

Depois, corte a jaca em pedaços grandes com casca, com faca resistente e bem afiada.

Em seguida, coloque na panela de pressão e cubra com água. Se sobrar jaca, realize o processo mais de uma vez, para não sobrecarregar a panela.

Cozinhe cerca de 30 minutos!

Ah, uma dica útil:

Como o fruto é “grudento”, antes de realizar o processo, unte a faca e a tábua com óleo ou azeite. Use também luvas para manusear a fruta ou unte as mãos. A jaca gruda em tudo que encostar! Por isso, use avental.

Depois de cozida na panela de pressão, escorra e deixe esfriar. Após, corte fora o miolo e a casca (as partes mais duras), remova as sementes e desfie a polpa do fruto com um garfo. E pronto!

Sua carne de jaca já está pronta para ser usada em diversas receitas!

DICA DE ARMAZENAMENTO: o ideal é usar no dia do preparo ou guardar em geladeira por no máximo 3 dias. É possível também congelar a carne de jaca, por até 2 meses em embalagens individuais.

O tempero é o segredo!

Bom, quando cozida a jaca verde, sua textura torna-se semelhante à do frango sendo ótima para substituição de preparos com carnes, mas obviamente o gosto não! Então é necessário temperar essa “carne” dando a ela sabor para que seja usada em suas receitas.

Para temperar, o ideal é refogar a carne de jaca com alho e cebola. Após, adicione o suco de 1/2 limão e temperos de sua preferência como orégano, cominho, cheiro verde, azeite e outros.

Além disso, para incrementar sua receita, acrescente molho de tomate, milho, ervilha e palmito. Tudo vai depender do prato que você quer fazer!

Com toda certeza, a fruta permite que os vegetarianos explorem uma nova dimensão de pratos já conhecidos como tortas, carne louca, coxinhas, empadas, fricassê e o que mais sua imaginação quiser.

Conhece alguém que vai gostar de saber as inúmeras possibilidades que a jaca oferece? Que tal compartilhar esse post com seus amigos?!

Voltar