Como ter uma vida sexual feliz?

Ter uma vida sexual feliz não é coisa de novela! Mas é necessário entender algumas questões para ser feliz na intimidade. E aí, quer saber o que é?

Marcela Borges

Enfermeira, mestre em Saúde Pública

10 artigos


3 de março de 2020

Se você pensa que uma vida sexual feliz envolve apenas prazer e desejo, está completamente enganado! O relacionamento sexual vai além disso.

Na verdade, o ato sexual envolve e interfere aspectos físicos, emocionais e psicológicos das pessoas. 

Compreenda também que, por detrás do desejo sexual, existem diferentes motivações.

Assim, o desejo pelo sexo pode estar centrado na reprodução (filhos); no prazer em sentir-se desejado; ou na cumplicidade, ao aceitar pertencer a alguém através de um relacionamento tão íntimo.

Mas no quesito saúde, o sexo traz diversos benefícios como a melhora do condicionamento físico e da circulação sanguínea.

Por isso, fazer sexo é bom para o coração pois fortalece o sistema cardiovascular.

Aliás, o sexo também melhora o sono, combate o estresse e previne o câncer de próstata.

Além disso, o ato sexual libera endorfinas e oxitocinas, que são hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.

Mas antes de entender como ter uma vida sexual feliz, é importante ter algumas ideias bem claras.

O que você deve saber!

Antes de mais nada, vale destacar que para alcançar os benefícios do sexo, é importante que o ato seja desejo de ambos!

Depois disso, o primeiro passo para uma vida sexual feliz é que o casal esteja à vontade um com o outro.

Vale ressaltar que as demonstrações de carinho e afeto também devem acontecer antes do sexo. Demonstrar carinho apenas no ato – ou momentos antes – é uma atitude egoísta!

Outro fator importante sobre o assunto, é que homens e mulheres pensam e agem de formas diferentes quanto ao desejo, excitação e clímax.

Homem e mulher deitados
Homens e mulheres pensam no sexo de forma diferente, e compreender a visão do outro melhora o relacionamento sexual.

Afinal, como ter uma vida sexual feliz?

Bom, entender que homens e mulheres pensam de forma diferente quando o assunto é sexo, é o primeiro passo para a felicidade íntima!

E para saber o que passa na cabeça do outro, o diálogo, a compreensão e a paciência são os ingredientes principais.

Resumindo, vocês PRECISAM conversar para entender o que o sexo representa para o outro.

Pois além de homens e mulheres serem diferentes, cada um carrega cargas emocionais distintas sobre o contato íntimo.

De forma prática:

O homem pode ser estimulado sexualmente simplesmente pelo visual ou por pensar em sexo.

Com isso mulheres, se você quer que seu companheiro seja feliz sexualmente, escolha uma lingerie bonita, arrume seu cabelo, escove os dentes, fique perfumada, etc.

Ou seja, entregue aos olhos do seu companheiro a sua melhor versão! Isso é fundamental para uma vida sexual feliz! ❤️

Em contrapartida, a resposta sexual da mulher depende de outros fatores que são desenvolvidos ao longo do dia como palavras de carinho, atos de serviço, respeito, sentimento de cuidado e importância, etc.

Na verdade, para o mundo feminino, isso já são as preliminares. Enquanto para os homens, as preliminares é o sexo em si ?.

Homens, entendam: o sexo para a mulher começa no início do dia, com atitudes positivas! Se você deseja uma vida sexual feliz com ela, prepare o terreno durante o dia!

No entanto, alguns homens preferem ignorar este processo de estímulo sexual feminino. Eles se enganam ao achar que, após um dia longo de atividades, onde em poucos – ou nenhum momento – ela se sentiu amada e respeitada, o sexo vai acontecer. Não vai!

E, se acontecer, pode ter certeza que para ela será mais uma “responsabilidade” do dia, e não um momento de prazer. É seguindo este modelo que muitos problemas conjugais surgem!

Uma sexualidade saudável não tem o sexo como obrigação, mas no entendimento de fazer o outro feliz e realizado. Isso vale para homens e mulheres!

Para o ser humano, manter a sexualidade viva não é resultado de instinto e muito menos algo automático, livre de esforço.

Uma vida sexual feliz é uma decisão que exige dedicação física, mental e emocional.


Programa aborda como ter uma vida sexual feliz!

Dicas para uma vida sexual feliz

Primeiro, pratique exercícios físicos regularmente, isso ajuda na auto-estima e disposição física, sendo úteis para lubrificação e a irrigação dos genitais.

Além disso, invista nas preliminares! Com os estímulos certos de carinho e toque íntimo, a excitação e o grande desejo são garantidos.

Saiba que, para a mulher, a próxima relação sexual começa imediatamente após o término da anterior. Mostre romantismo constantemente, não apenas uma hora antes do sexo.

Outra dica: use lubrificantes à base de água para aumentar o conforto na penetração, essa estratégia diminui o atrito pele a pele, que pode incomodar alguns casais.

Para as mulheres: pratique exercícios de Kegel. Sente-se confortavelmente em uma cadeira, com os joelhos a 90° e contraia o períneo como fosse prender o xixi e o coco, de 5 a 10 segundos. Não prenda o ar. Então, relaxe por 5 segundos. Repita 10 vezes a série e faça diariamente.

Como resultado, os músculos da vagina e pelve ficarão mais fortes. Além de alongar o canal vaginal, deixando o colo do útero mais alto, reduzindo as dores na penetração.

Assim também, tenha como regra ir dormir no mesmo horário que o outro. Casais realizados na intimidade geralmente vão para cama juntos.

Por fim, procure um médico caso alguma coisa te incomode no ato sexual. Dor durante o contato sexual, falta de desejo que não resolve com a preliminar, ejaculação precoce, etc, para tudo isso existem tratamentos. 

Caso tenha sido vítima de abuso, procure um profissional psicólogo ou terapia de casal para ajudar a recuperar a confiança.

Você pode vencer os traumas e se abrir novamente para uma intimidade feliz e prazerosa!

Gostou deste artigo? Então compartilhe! ?

Voltar