Detox: porque é importante?

Conheça nosso programa detox, com cardápio completo elaborado pela equipe de nutrição do Spa Médico Cevisa – Centro de Vida Saudável

Marcela Borges

Enfermeira, mestre em Saúde Pública

20 artigos


20 de janeiro de 2021

Bom, o principal objetivo da dieta detox é limpar o corpo de uma infinidade de toxinas que se acumulam diante das inúmeras agressões que ele sofre constantemente.

A saber, o ar poluído, os vegetais cheios de pesticidas, a alimentação industrializada repleta de corantes, os acidulantes, a cafeína, o açúcar, a gordura e o excesso de sódio são apenas algumas dessas agressões.

Além disso, o nosso próprio corpo também produz toxinas, o que significa que existem mecanismos naturais para eliminá-las.

Por exemplo, o sistemas urinário, gastrointestinal, respiratório, linfático e epidérmico que, minuciosamente, fazem esse trabalho.

Entretanto, elevamos tanto os níveis das agressões externas, que reduzimos a capacidade do corpo de desintoxicar-se completamente.

É aí que entra o detox! A desintoxicação certamente ajuda promover essa faxina interna e deixa tudo limpinho e no seu melhor funcionamento.

Mas além de desintoxicar, a dieta detox também pode ser utilizada para favorecer a perda de peso e diminuir a retenção de líquidos.

Fora isso, preparar o organismo para mudar os hábitos alimentares, quando existe o desejo de iniciar uma dieta mais equilibrada.

Com toda a certeza, outro bom momento para desintoxicar, seria depois de períodos festivos como natal, carnaval e outros feriados ou comemorações.

Então, caso tenha feito exageros na sua alimentação nos últimos tempos, que tal fazer um detox? Aceita o desafio?

Quando fazer o detox?

Certamente, o corpo emite alguns sinais que mostram a necessidade de fazer uma desintoxicação. Alguns desses sinais são:

  • Imunidade baixa
  • Dores de cabeça
  • Erupções na pele
  • Surgimento de alergia
  • Produção excessiva de muco
  • Falta de energia (fadiga)
  • Síndrome do intestino irritável
  • Inchaço abdominal e gases
  • Dores musculares
  • Dores e inchaços nas articulações
  • Obesidade

Os benefícios da desintoxicação

De fato, a desintoxicação orgânica traz uma série de benefícios para todo o organismo. Ela favorece o trânsito intestinal, deixa a pele mais bonita e ajuda na cura de doenças.

Além de reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol. E, sem dúvida, apresenta uma melhor resposta do sistema imunológico.

Também potencializa a memória e o intelecto, por aliviar a sobrecarga dos órgãos digestivos, permitindo um maior aporte de fluxo sanguíneo ao cérebro. E, acima de tudo, mantém você saudável!

Em relação à perda de peso, é importante saber que a desintoxicação não é uma solução mágica.

Mas ela dá uma forcinha nesse processo, uma vez que o detox reduz a quantidade de calorias ingeridas, melhora a qualidade dos nutrientes que o corpo absorve e elimina as toxinas que estão retidas no tecido adiposo.

Porém, um emagrecimento duradouro só é possível com a reeducação alimentar e mudança do estilo de vida.

Isso envolve tanto hábitos alimentares como a prática de exercício físico, fora o respeito às horas de sono, equilíbrio, ingestão abundante de água, confiança, entre outras práticas.

Como funciona o detox?

A dieta detox é um programa alimentar baseado principalmente no consumo de frutas, legumes e verduras.

Estes alimentos são fontes de micronutrientes que ajudam eliminar as impurezas e radicais livres, promovendo a desintoxicação do organismo.

Agora, durante o detox, saiba que é preciso restringir o uso de alimentos industrializados pois são ricos em sal, gordura e aditivos químicos, o que não favorece a desintoxicação.

Bem como os alimentos do tipo fast-food, pães, bolos e frituras. Isso pode ser um sacrifício para alguns, mas vale muito a pena!

Em relação ao programa acima, produzido pelo Spa Médico Cevisa, é possível realizar o detox apenas com líquidos durante os sete dias, sendo essa uma versão mais restritiva da dieta.

Ou, optar por fazer dois dias de dieta líquida e cinco dias de dieta crua, com sopa à noite, a mesma usada na dieta mais restritiva.

Além disso, também é possível escolher um dia de dieta líquida e os outros de crua, ou fazer os sete dias de dieta apenas crua com sopa no jantar. Todas as formas são igualmente benéficas.

No entanto, esse tipo de dieta não é indicado por um longo período de tempo. Faça somente o tempo do programa completo.

Em suma, pessoas saudáveis que desejam fazer com mais frequência, o detox pode ser feito um dia por semana optando pela dieta líquida ou crua.

⚠️ As contraindicações para o detox

Agora, vale lembrar que nem todo mundo pode fazer uma dieta detox. Por isso, antes de iniciar, avalie se você possui alguma contraindicação, tais como:

  • Período de gestação ou lactação;
  • Durante a infância;
  • Em tratamento quimioterápico;
  • Em uso de medicamentos como anticoagulantes orais, antirretrovirais, antiepiléticos, etc;
  • Intolerância ou alergia de algum componente da dieta.

Dessa forma, busque orientação do seu médico ou nutricionista!

Veja aqui abaixo o programa completo do Desafio Detox, elaborado pela equipe de nutrição do Spa Médico Cevisa:


E aí topa o desafio detox? Comenta aqui!

Voltar