Diabetes: 5 dicas de como controlar a doença

O diabetes é uma doença séria que requer atenção e cuidado. Descubra como alguns hábitos de vida podem ajudar no controle da doença.

Cevisa

Spa médico planejado para pessoas que buscam estar fisicamente melhor, emocionalmente equilibradas, espiritualmente vivas e socialmente confortáveis.

1 artigos


12 de julho de 2021

O diabetes é uma doença crônica, que não tem cura, de evolução progressiva e que está ligada ao estilo de vida.

No entanto, ela pode ser bem controlada e apresentar níveis normais de açúcar no sangue, durante ou depois de um tratamento.

O diabético, precisará manter cuidados e monitoramento regulares mas, será possível conviver com a doença de forma saudável e com ótima qualidade de vida.

O que fará diferença, é o compromisso em cuidar da saúde de verdade!

Se esse é o seu caso ou o de alguém próximo, fique atento às seguintes dicas e recomendações:

Controle o peso, controle a diabetes

Primeiro, para aqueles que estão com sobrepeso ou sofrem de obesidade, mudar o estilo de vida de forma monitorada é decisivo para o controle do diabetes.

A saber, reduzir o peso de 5% a 7% já traz melhorias para o controle glicêmico e diminui as chances da necessidade de medicamentos, por exemplo.

Além disso, essa perda de peso traz também importantes ganhos para o controle de lipídios e pressão arterial.


7 dicas infalíveis para evitar e reverter a doença

Inclua as fibras no cardápio

Outra forma, importante para prevenção e controle do diabetes é incluir fibras na alimentação.

Pois elas atuam no controle da glicemia, metabolismo de lipídios, sensação de saciedade e controle de peso.

Para incluir as fibras no cardápio, sua dieta precisa conter frutas com casca, legumes, verduras (principalmente folhosas), leguminosas e grãos.

Outro aspecto que vem sendo estudado por pesquisadores é a importância do consumo das fibras prebióticas.

Elas ajudam na preservação da flora intestinal, estimulando e também influencia na ação da insulina.

Caso nunca tenha ouvido falar, as fibras prebióticas são encontradas em sementes e raízes de vegetais como alho, cebola, chicória, alcachofra, aspargo, grãos de soja, grão de bico, cevada e centeio.

Dê preferência para os alimentos in natura

Definitivamente, quem busca saúde e, principalmente, controlar o diabetes deve evitar ao máximo alimentos ultraprocessados, ou seja, os industrializados, ricos em gordura, sal, açúcar e aditivos químicos.

Desse modo, a preferência deve ser para os alimentos in natura. Por exemplo verduras, legumes, frutas, leguminosas, tubérculos, etc. na sua apresentação mais natural, aquela da horta ou do hortifruti.

Ou alimentos minimamente processados. Por exemplo, suco de fruta integral, farinhas, cereais, farinhas, etc.

Por fim, vale também conferir as dicas do Guia Alimentar para a População Brasileira que possui uma lista completa de dicas de como garantir uma alimentação de qualidade.


AÇUCAR E GORDURA | Como o excesso causa diabetes

Pratique exercícios físicos

Apenas corrigir a alimentação não é suficiente para ajudar no controle do diabetes. É preciso colocar o corpo em movimento!

A lista de benefícios obtidos pela prática de exercícios físicos é realmente extensa para quem possui diabetes.

A começar pela perda e manutenção do peso, pois fazer exercícios melhora a composição corporal de forma geral, bem como oferece ao corpo resistência à insulina.

Fora isso, reduz o risco de doenças cardiovasculares, os níveis da pressão arterial e até mesmo da necessidade de uso de medicamentos para controle do diabetes 2.

Faça o controle do diabetes junto ao médico

Quem possui diabetes precisa de acompanhamento médico. É ele quem indicará a necessidade ou não de medicamentos, o quanto deve monitorar sua glicemia e fará as devidas recomendações quanto a dieta alimentar.

Por fim, é bom reforçar que o estilo de vida saudável é um grande aliado para o controle do diabetes.

Então, procure fazer mudanças nos hábitos de vida para controlar esse problema.

Quer saber mais? O Cevisa possui um programa especial de regulação e controle do diabetes, desenhado e acompanhado por uma equipe multidisciplinar. Entre em contato com eles!

Voltar