Dietas alimentares precisam ser feitas com cuidado

Dietas praticadas por veganos, vegetarianos, frugívoros, crudívoros e outros precisam levar em conta a absorção correta de nutrientes pelo organismo.

Felipe Lemos

Jornalista, mestre em Comunicação e gerente da Assessoria de Comunicação da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul

2 artigos


5 de abril de 2019

No planeta, segundo dados do site The Vegan Society, a demanda por alimentos sem carne cresceu 987% em 2017 e ser vegano se tornou uma das maiores tendências em 2018. Ao mesmo tempo, uma pesquisa do Ibope, no Brasil, apontou que 14% das pessoas se consideram vegetarianas.

Tecnicamente, há diferença entre o veganismo e o vegetarianismo. Por isso, convidamos alguns especialistas para falar sobre os cuidados com dietas alimentares que restringem tipos de alimentos, como é o caso, também, de frugívoros e crudívoros.

nutricionista Ricardo Vargas, explica que “quando falamos de vegetarianismo indicamos que a alimentação é composta somente por alimentos vegetais, por isso não entraria nenhum produto de origem animal no cardápio.

Do vegetarianismo, surgiram algumas derivações como as dietas ovo-vegetarianas (compostas por alimentos vegetais e ovo), lacto-vegetarianas (compostas por alimentos vegetais e os derivados do leite), ovo-lacto-vegetarianas (compostas por alimentos vegetais, ovos e os derivados de leite) e pesco-vegetarianas (com peixe e todos os demais produtos vegetais)”.

Já o vegano, de acordo com o nutricionista, é aquele não come nenhum produto de origem animal e também não usa nenhum produto que tenha sido testado em animais, como vacinas, sabonetes, xampus, entre outros. Além disso, não utiliza produtos de origem animal como sapatos, cintos, bolsas e relógio com pulseira de couro.

Como repor os nutriente nas dietas alimentares?

O médico Rogério Gusmão, diretor de Saúde da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul, pondera que a maior preocupação deve estar na reposição correta de nutrientes, seja qual for a dieta escolhida.

Ele alerta para a necessidade de que pessoas que optam por certas dietas alimentares não se esqueçam de realizar um bom controle e garantir a absorção da quantidade correta de vitaminas.

Gusmão explica que certos sintomas precisam ser observados por aqueles que talvez estejam com carência de nutrientes. Às vezes, o problema pode ser a própria absorção do organismo, mas, em algumas situações, a dieta é realizada sem o devido equilíbrio.

Mas como identificar a carência de nutrientes?

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Voltar