4 benefícios do gengibre para sua saúde

Bom para o estômago, previne o câncer e ainda emagrece. Saiba mais sobre esta raiz poderosa!

Alessandra Guimarães

Jornalista e Gestora de Conteúdo

7 artigos


4 de dezembro de 2018

Essa raiz asiática com toque marcante é um excelente ingrediente para a prevenção de doenças. Os benefícios do gengibre vão desde o emagrecimento até o alívio de problemas digestivos, sendo este último já reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas por ter um aspecto grosseiro e pouco atrativo, muita gente dúvida se vale a pena o consumo. Mas quem vê cara não vê coração, não é mesmo? Os benefícios do gengibre são uma verdadeira explosão de saúde!

O gengibre – também conhecido como mangarataia –  já foi uma especiaria cara, mas hoje seu valor é bem acessível. A raiz pode ser encontrada em diferentes formas, como em pó ou na versão seca. Além de ser um ingrediente indispensável no chá antigripal, seu sabor único e marcante combina bem no arroz, massas, cremes e sucos.  Deixa tudo com um gostinho super refrescante!

Mas esse post seria bem longo se fossemos falar todos os benefícios do gengibre (sim, eles são muitos mesmo!). Por isso escolhemos trazer para você 4 benefícios do gengibre pra te mostrar como essa raiz é poderosa de verdade.

1) Ação anti-inflamatória é um dos benefícios do gengibre

O gengibre carrega no seu DNA poderosas substâncias capazes de combater ou aliviar muitas doenças. Suas propriedades medicinais são conhecidas há centenas de anos e, recentemente, pesquisas científicas tem comprovado o que muita gente já sabia: o gengibre faz muito bem pra saúde!

Um dos benefícios do gengibre que recentemente passou por comprovação científica é o seu poder anti-inflamatório. Um estudo realizado na Dinamarca por pesquisadores da Universidade de Copenhague concluiu que o gengibre é eficaz no alívio de dores musculares e inflamações. E pasmem: o estudo ainda mostrou que os benefícios do gengibre são superiores aos anti-inflamatórios mais consumidos no mundo!

O gengibre também é um excelente expectorante, por isso ele é comumente usado no chá antigripal. De forma natural, ele melhora a respiração e alivia os efeitos das gripes e resfriados, evitando o uso excessivo de remédios.

2) Gengibre é bom para o estômago

Dor de estômago, náuseas, enjoos… Tudo isso faz qualquer banquete perder a graça, não é? E se infelizmente você sofre com algum desses problemas, saiba que o gengibre pode ser um grande aliado! Muitos estudos já comprovam que um dos benefícios do gengibre é diminuir as náuseas e os enjoos. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu sua ação no sistema digestivo, auxiliando na digestão de alimentos gordurosos.

E você já ouviu falar da H. pylori? Essa é uma bactéria que encontra residência no estômago ou intestino provocando dor e queimação. Mas outra função do gengibre é ajudar a combater este problema, pois a raiz tem alto poder bactericida. Dessa forma, consumir gengibre inibe o surgimento de úlceras e gastrite, uma das principais causas da H. pylori.

3) Gengibre emagrece

Em terceiro lugar, o gengibre ajuda a perder peso. Ele é um acelerador metabólico natural, ou seja, por ser um alimento termogênico ele exige mais energia do corpo durante a digestão, por isso a queima de gordura é maior.

E graças ao gingerol, componente do gengibre, a temperatura do corpo aumenta produzindo calor e suor, por isso muita gente opta pelo gengibre apenas no inverno. Mas convenhamos, isso é uma pena, porque os benefícios do gengibre podem ser aproveitados o ano todo!

Essa raiz também é um diurético natural, auxiliando na eliminação de líquidos, reduzindo o inchaço no corpo. Combinação perfeita para o emagrecimento!

Outra super vantagem do gengibre é que ele produz saciedade. E pra quem quer perder peso isso faz toda a diferença! Quando um alimento produz essa sensação, ele ajuda a bloquear a vontade de beliscar entre as refeições. Dessa forma, a dieta se mantém a salva!

Ah, mas é importante lembrar que o uso do gengibre para perder peso deve caminhar junto com os bons hábitos de vida, ok? Ele é muito bom, mas a gente tem que cooperar também!

4) Gengibre previne o câncer

Por último, outro incrível benefício do gengibre é que ele ajuda na prevenção do câncer. Por ter efeito antioxidante, o gengibre atua no sistema imunológico, aumentando a imunidade e protegendo o organismo. Cientistas do Instituto Hormel da Universidade de Minnesota, em Austin, nos Estados Unidos, concluíram que a substância que dá o sabor picante do gengibre é a mesma que retarda o crescimento de tumores no intestino. Sabor e saúde num lugar só!

E aqui no Brasil, pesquisadores da Universidade de São Carlos (UFSCar) também estão tendo bons resultados demonstrando potencial para ser usado no tratamento contra o câncer. Por enquanto os estudos estão em fase inicial, mas os resultados já foram satisfatórios mostrando um futuro promissor para o gengibre no combate ao câncer.

Mas aqui vai um alerta! Mesmo sendo um alimento excelente, não é todo mundo que pode fazer uso do gengibre. Ele não é recomendado para gestantes, hipertensos, hemofílicos e pessoas com problemas de coagulação. Dessa forma, se você tem algum desses problemas de saúde ou algum outro, consulte um médico antes de inserir o gengibre na sua alimentação.

Quem diria que essa raiz nada encantadora poderia esconder tanta saúde, não é? Se antes você passava pelo gengibre sem dar importância, certamente vai ser diferente daqui por diante! Pense em como inserir o gengibre na sua dieta e aproveite todos os benefícios do gengibre!

Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos!

 

 

Voltar