Angústia: como passar por isso

As angústias da vida tem deixado o seu coração pesado? Veja como Jesus enfrentou a angústia e aprenda com Ele a passar por isso.

Colunistas

27 artigos


20 de abril de 2021

Quantas pessoas passam pela vida sorrindo mas, guardando no coração angústias e medos? Conhece alguém que tem vivido assim?

Contudo, sentir um “nó na garganta”, ter medos e angústias, não é sinônimo de fraqueza. Pelo contrário! As emoções nos ajudam a ressignificar a vida. E até mesmo Jesus, passou por essas emoções.

Como Jesus lidou com a angústia

Durante muito tempo, Cristo Jesus tinha se dedicado a orar pelos outros. Ele passou noites inteiras clamando por Seus discípulos, pelo povo e até mesmo por aqueles que não gostavam dEle.

Mas chegou o dia em que Ele precisou de apoio e orações por Ele mesmo, pois o peso do sacrifício que logo enfrentaria O estava consumindo.

“A minha alma está profundamente triste até a morte”. (Marcos 14:34)

Quando disse essas palavras, Jesus estava no jardim Getsêmani com os seus discípulos. O mesmo lugar que tantas vezes tinha sido Seu refúgio, agora O acolhia com o coração cheio de tristeza e angústia.

Então, Jesus procurou um lugar a sós para estar com Deus, porém gostaria que Seus amigos orassem por Ele e ficassem por perto. Pedro, Tiago e João nunca tinham visto Jesus tão triste e silencioso.

Ali na escuridão e solidão daquele jardim, Jesus abriu o seu coração a Deus, Seu Pai.

Enquanto Jesus enfrentava momentos de angústia, os seus amigos dormiam. Sua angústia porém se intensificou. E ao voltar para seus amigos, viu que ainda dormiam.

Com amor, Ele disse-lhes: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação…” (Marcos 14:38). E Jesus ainda angustiado, voltou para orar. E em Seu clamor, disse:

“Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua”. (Lucas 22:42)

Nesta oração, Jesus aproxima-se de Deus com uma atitude de aceitação. Ele compreende qual era a vontade de Deus, mas que apesar de difícil, não seria deixado sozinho. Então, sentiu-se fortalecido para enfrentar o que estava por vir.

mulher jovem orando
Jesus sentiu angústia, mas usou a oração para encontrar paz

Qual deveria ser a minha atitude?

Nos seus piores momentos de aflição, Jesus despejou todas as suas angústias nas mãos de Deus através da oração. Ele não parou de orar até ter certeza de estar fortalecido no Senhor.

Olha, eu não sei como você está hoje! Mas qualquer que seja a sua luta, te encorajo também a abrir o seu coração a Deus.

Você pode fazer isso com as palavras que chegam em sua mente, mesmo em silêncio, pois Deus sabe, conhece e te compreende.

Além disso, enquanto faz qualquer atividade – como caminhar, correr, dirigir, trabalhar – você pode usar esses momentos para falar com Deus.

Saiba, você não precisa esperar até ir a igreja para orar. O Senhor pode ouvir as suas orações onde quer que você esteja e independente do que esteja fazendo.

Também não pense que o seu passado ou quem você é, te faz indigno de orar. LEIA COM ATENÇÃO: Deus é seu Pai e Ele está ansioso para te ouvir!

Independente de quem você é ou do que tenha feito, Deus quer te ouvir. Ele não rejeita ninguém que venha humildemente falar com Ele.

Você está sofrendo angústias? Então ore até sentir a paz de Deus invadir seu coração!

Soledad Araujo, capelã do Sanatório Adventista del Plata (Argentina)

Voltar