Antidepressivo natural: conheça algumas opções

A escolha de determinados alimentos pode ser uma boa pedida para diminuir os sintomas da depressão. Neste post você vai descobrir quais são esses antidepressivos naturais.

Alessandra Guimarães

Jornalista e Mestre em Comunicação pela Cásper Líbero

44 artigos


15 de agosto de 2018

Com certeza na sua geladeira você deve ter pelo menos um antidepressivo natural, sabia disso?

Alguns alimentos são chamados assim porque possuem propriedades que ajudam no tratamento contra a depressão.

Infelizmente, essa doença já é considerada uma epidemia mundial, atingindo cerca de 10% da população em todo o globo.

Inclusive, nós já falamos por aqui o que é a depressão e alguns dos seus sintomas.

Mas agora trouxemos uma lista de alimentos naturais que podem minimizar os sintomas desta doença. Mas vale lembrar que esses alimentos servem como auxiliadores, ok?

Toda e qualquer mudança no tratamento contra a depressão (ou qualquer outra enfermidade) deve ter um acompanhamento médico.

Então, chegou a hora de saber quais são esses alimentos que mandam a depressão pra longe!

O poder do verde

Couve: Essa verdura bem verdinha, além de ser pouco calórica, é um excelente ingrediente para prevenir a depressão. Por ser uma fonte rica em magnésio, ela colabora para o relaxamento muscular e, ao mesmo tempo, melhora o humor. Isso porque o magnésio ajuda o nosso corpo a produzir serotonina, o principal neurotransmissor ligado ao bem-estar e sentimento de autoconfiança. A couve também é rica em fibras, vitaminas e minerais, além de ter propriedades antioxidantes.

Agrião: Muito comum em diversas regiões do Brasil, essa é mais uma verdura que atua contra a depressão. Seu poder se deve a presença do composto de folato, elemento que atua em parceria com o sistema nervoso central, estimulando a produção de serotonina. Por isso o agrião é considerado um incrível antidepressivo natural. E uma curiosidade que muita gente não sabe é que o agrião possui uma enorme quantidade de vitamina C, maior do que as frutas alaranjadas.

Brócolis: O brócolis é uma verdura bem versátil, que pode ser incluído em diversas receitas. Mas é também um potente aliado contra a depressão. Por ser rico em vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, ele ajuda a prevenir a depressão e seus sintomas como fadiga e insônia. Segundo alguns estudos, 30% dos pacientes com depressão possuem deficiência de ácido fólico, e o brócolis pode ser um excelente repositor. Os benefícios dessa verdura são extensos, por isso, consumir regularmente o brócolis não só melhora a saúde mental como a física também.

Espinafre: Por também conter vitamina B9, suas propriedades são capazes de regular o humor, o sono e o apetite. Além disso, o espinafre também ajuda a regular os níveis de serotonina no organismo, que geralmente em casos de depressão estão bem baixos. Ele também possui uma alta concentração de magnésio, contribuindo para o bem-estar e estabilizando o metabolismo cerebral. Sem dúvidas, um excelente antidepressivo natural. Mas fique atento – o espinafre não deve ser consumido em excesso, pois contém ácido oxálico, uma substância que pode inibir a absorção de outros nutrientes no organismo.

Antidepressivo natural em forma de sementes

Semente de girassol: Um ótimo antidepressivo natural pois possui substâncias como cálcio e magnésio, necessários para o controle do sistema nervoso e, consequentemente, do humor. Porém, a fonte de ouro do girassol é o triptofano, que nada mais é do que um aminoácido que colabora para a maior produção de serotonina. Para a serotonina ser liberada, o triptofano depende do hidrato de carbono, que também está presente na semente de girassol. Essa combinação faz com que ela seja um semente poderosa no tratamento contra a depressão.

Linhaça: Além de ser um ingrediente excelente para quem busca uma alimentação saudável, a linhaça possui inúmeros benefícios não apenas ligado ao emagrecimento, mas contribui para o combate de doenças e a melhora do sistema digestivo e nervoso. Por conter ômega 3 em fartura, essa semente funciona como um método preventivo e eficaz contra a depressão. Mas seus benefícios são ainda maiores e se você quiser descobrir mais sobre a linhaça é só ler este post.

Quinoa: A quinoa é um alimento muito equilibrado, contendo boa quantidade de proteína, gordura e minerais. Ela pode ser comparada a cereais como o trigo, milho e arroz, porém não contém glúten. A semente também é uma boa fonte de ácido fólico e triptofano, que é um aminoácido que trabalha na produção de serotonina, controlando o humor e mandando embora a fadiga e a depressão.

Como você pode ver, algumas verduras e sementes são muito eficazes no tratamento contra a depressão, por isso, elas devem ser presença garantida no cardápio. Tente incluir esses ingredientes nas refeições durante o dia, na forma de sucos, saladas ou outros pratos. Sem dúvidas, os resultados serão muito positivos!

Se você gostou desse post ou se tem alguma dúvida, coloca seu comentário aqui embaixo!

Voltar