7 atitudes para prevenir a depressão

Para prevenir esta doença devemos pensar em uma mudança completa de estilo de vida. Que tal revisar nossas atitudes?

Colunistas

20 artigos


20 de setembro de 2020

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é uma doença que afeta 4% da população mundial, cerca de 300 milhões de pessoas. Por isso, entender como prevenir a depressão se faz tão necessário.

Infelizmente, por conta da atual situação global causada pela Covid-19, os casos de depressão e outras condições de saúde mental têm aumentado significativamente.

Embora seja verdade que muitas das condições que causam a doença estão além do nosso controle, muito pode ser feito para prevenir a depressão.

Assim, devemos ter em mente que há sempre dois lados da mesma moeda. E hoje convidamos você a olhar para este flagelo de uma maneira diferente!

Prevenir a depressão: é possível?

Certamente, é possível prevenir a depressão quando adotamos determinadas práticas de vida.

Mas como em qualquer aspecto de saúde, a prevenção não é uma garantia que o problema não irá se manifestar.

Pois existem circunstâncias que, não só estão além de nosso controle, mas fora da nossa capacidade pessoal de lidar com elas, como a morte de um ente querido, por exemplo.

Porém, ao seguir estas 7 atitudes que afastam a depressão, a sua vida será muito melhor em vários sentidos.

As 7 atitudes para afastar a depressão

Para prevenir esta doença – e muitas outras – devemos pensar em uma mudança completa no estilo de vida. Então, hoje vamos propor 7 atitudes básicas para alcançar este resultado.

1. Ter atitudes positivas em todos os momentos

Às vezes o lado positivo das coisas não é a primeira coisa que vemos. Ou porque não estamos acostumados a ser positivos, ou porque a situação é tão adversa que não conseguimos encontrar o lado bom.

Entretanto, toda situação na vida, por mais dolorosa que seja, tem seu potencial de bênção. Então, devemos aprender a encontrá-lo! Procure pensar na situação em que está vivendo e como o que você está experimentando pode se tornar uma bênção em sua vida.

2. Observe a qualidade dos seus pensamentos

Em segundo lugar, preste atenção em seus pensamentos. O que está em nossa mente é matéria-prima de nossas atitudes e ações. Sendo assim, nós somos o que pensamos!

Ou seja, se nossos pensamentos estão focados em crescimento pessoal, vamos conseguir! Não importa o que os ventos sopram contra nós.

No entanto, se nossos pensamentos se concentrarem em fracasso e auto-limitação, essa será nossa realidade, mesmo que tudo esteja a nosso favor.

Resumindo, são os nossos pensamentos, nossas crenças sobre nós mesmos, que determinam os nossos resultados.

3. Viva os 8 hábitos naturais

Existem 8 hábitos que ao serem inseridos na rotina, transformam a vida de qualquer um. Melhor ainda, é que esses “remédios” são gratuitos e estão disponíveis na natureza. São eles:

O segredo destes oito hábitos naturais é que eles não são um programa especial ,como uma dieta de perda de peso.

Assim, eles devem ser incorporados em um novo estilo de vida que fará com que o corpo e a mente – juntamente com as emoções – entrem em um estado de equilíbrio.


A luz do sol é um excelente hábitos para prevenir a depressão

4. Conheça e respeita seus limites

Saiba que entre a exaustão e a depressão há apenas um passo. É por isso que qualquer pessoa pode entrar em depressão, dadas as condições “ideais”.

Com isso, respeitar seu próprio tempo e reserva de energia é uma das atitudes para prevenir a depressão: eles são tão únicos quanto você.

Cada um tem seu próprio ritmo e não tem que ser comparado ou medido em relação ao ritmo dos outros. Você deve aprender a dizer “NÃO” quando necessário para evitar chegar à exaustão.

5. Cuide e respeite do seu espaço pessoal

O espaço pessoal é aquele espaço e tempo físico que fazem parte de sua intimidade e identidade pessoal. Nesse espaço, você recarrega suas energias e nutre sua pessoa física, mental e espiritualmente.

Dependendo de seu temperamento, cada pessoa precisa de mais ou menos espaço próprio. O importante é conhecer sua necessidade de espaço e não deixar que invadam este espaço, pois quando isso acontece, você perde autonomia, controle e identidade.

6. Perdoe

Problemas não resolvidos com os outros – e com a gente mesmo – rouba a paz de espírito, não é mesmo?

Inegavelmente, o perdão dos outros e de nós mesmos nos dá a possibilidade de deixar para trás ressentimentos, culpas e começar uma nova página em nossa vida, com paz no coração.

Saiba que esta capacidade de perdoar não vem de nós, mas é um presente de Deus. Somente Ele pode nos ajudar a perdoar aqueles que nos machucaram, ou a nós mesmos por termos ferido o outro.

Como resultado, quanto mais cedo perdoarmos, mais cedo teremos a paz que nossa mente precisa!

7. Ame!

Jesus disse: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo é assim: você amará seu próximo como a si mesmo” (Mateus 12:37-39).

Bom, aqui temos uma trilogia de amor que não devemos esquecer ou negligenciar, especialmente a ordem dos fatores.

O primeiro passo é amar a Deus. Como consequência desse amor, amaremos a nós mesmos, e isso nos permitirá amar os outros de forma correta e saudável.

Coloque na sua vida essas 7 atitudes para prevenir a depressão e viva uma vida melhor!

Ajude outras pessoas: compartilhe este artigo!

Lorena Burgos Bishop, psicóloga.

Voltar