Benefícios da aveia (com receita)

Fonte importante de nutrientes, incluindo fibras, proteínas, vitaminas e minerais, a aveia é excelente para a saúde e super versátil em receitas!

Alessandra Guimarães

Jornalista e Mestre em Comunicação pela Cásper Líbero

47 artigos


29 de janeiro de 2023

Se você olhava para a aveia e não dava nada por ela, sem dúvidas, você vai terminar este texto com outra ideia. Porque os benefícios da aveia para a saúde são muitos e, sem medo de errar, incluir este cereal na sua dieta é importantíssimo!

Primeiro que a aveia é um cereal rico em nutrientes, excelente fonte de fibras, proteínas e minerais, além de conter antioxidantes e fitonutrientes que ajudam a prevenir doenças.

Consequentemente, devido o seu super valor nutricional, uma das principais vantagens da aveia é sua capacidade de controlar os níveis de colesterol no sangue.

Isso porque as fibras solúveis presentes na aveia formam uma espécie de gel no estômago, o que ajuda a absorver o colesterol e eliminá-lo do corpo.

Além disso, a aveia também é rica em beta-glucanas, uma fibra especial que ajuda a reduzir o colesterol LDL (conhecido como “colesterol ruim”).

E os benefícios da aveia vão além!

Outra vantagem da aveia é que ela é uma boa fonte de energia. Ela é rica em carboidratos complexos que liberam energia de forma gradual, ajudando manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

Sem dúvida, isso é especialmente útil para pessoas que sofrem de diabetes ou que desejam perder peso.

A aveia também é uma excelente fonte de proteínas, especialmente para vegetarianos e veganos. Ela contém todos os aminoácidos essenciais que o corpo precisa para funcionar corretamente.

Ainda, a aveia contém antioxidantes e fitonutrientes que ajudam a prevenir doenças. Esses antioxidantes ajudam a proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres e os fitonutrientes, como as lignanas, ajudam a prevenir o câncer e outras doenças crônicas.

Como deve ser o consumo da aveia?

Para aproveitar ao máximo os benefícios da aveia, é recomendado consumi-la de forma natural e sem adição de açúcar. Ela pode ser consumida como cereais matinais, adicionada em receitas, ou até mesmo misturada a iogurtes e saladas.

Assim, ela pode ser consumida na forma de farelo, flocos, farinha ou na granola, podendo ser adicionada nas frutas ou no preparo de biscoitos, sopas, caldos, tortas, bolos, pães e massas.

Outra ideia é usar a aveia como base para um mingau ou como ingrediente para formar a massa de alimentos como bolinhos, almôndegas e tortas.

Falando nisso, olha que receita maravilhosa está aqui embaixo!

Algumas das principais dúvidas sobre o consumo da aveia incluem:

A aveia é segura para pessoas com doença celíaca ou intolerância à glúten?

A aveia natural é segura para pessoas com doença celíaca ou intolerância à glúten, desde que seja certificada como livre de glúten. No entanto, algumas pessoas podem ter sensibilidade ao glúten presente em aveia cultivada em conjunto com trigo, cevada ou centeio. Por isso, quem é celíaco ou tem intolerância deve procurar essa informação na embalagem da aveia!

A nutricionista Gabriela Palma já produzimos um conteúdo bem interessante sobre pessoas com sensibilidade ao glúten. Para ler, é só você clicar nesta frase!

A aveia é boa para perder peso?

A aveia é rica em fibras e carboidratos complexos, o que pode ajudar a promover a sensação de saciedade e, portanto, pode ser uma boa opção para incluir em uma dieta de perda de peso. No entanto, é importante lembrar de controlar as porções e evitar adição de açúcares.

A aveia é segura para pessoas com diabetes?

A aveia é uma boa opção para pessoas com diabetes devido aos seus carboidratos complexos que ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Mas é válido reforçar que é importante consultar o médico antes de fazer qualquer mudança na dieta.

A aveia ajuda no funcionamento do intestino?

Sim! Por ser uma fonte rica de fibra, especialmente de beta-glucana, uma fibra solúvel que melhora a saúde intestinal. Essas fibras ajudam a aumentar o volume das fezes e, com isso, o movimento intestinal, prevenindo a constipação.

Além disso, é importante beber muita água ao comer aveia para evitar o inchaço e desconforto gastrointestinal.

Em resumo, a aveia é um alimento rico em nutrientes e oferece muitos benefícios para a saúde, como controlar os níveis de colesterol, fornecer energia de forma gradual, ser uma boa fonte de proteínas e conter antioxidantes e fitonutrientes que ajudam a prevenir doenças.

Então, se você ainda não incluiu a aveia em sua dieta, já é hora. Seja em forma de mingau, granola ou simplesmente como parte de um smoothie, a aveia é uma escolha saudável e deliciosa que trará benefícios incríveis para o seu corpo e mente.

E se você quiser conhecer mais receitas que usam aveia e outros ingredientes excelentes para a saúde, é só acessar o nosso perfil no Instagram: @querovidaesaude.

Voltar