Incríveis benefícios do inhame

São muitos os benefícios do inhame para a saúde, por isso ele é uma excelente opção para quem busca uma dieta equilibrada e saudável. Suas diversas formas de consumo permitem que ele seja facilmente incorporado em receitas variadas e nutritivas.

Alessandra Guimarães

Jornalista e Mestre em Comunicação pela Cásper Líbero

51 artigos


18 de abril de 2023

Consumida em diversas partes do mundo, essa raiz de casca áspera é simplesmente incrível. Pode acreditar: os benefícios do inhame auxiliam a saúde humana dos pés a cabeça.

Embora muitas vezes ofuscado por seu primo mais popular, a batata doce, essa raiz tem seu valor próprio. Pois os benefícios do inhame vão desde do aumento da imunidade ao auxílio à digestão.

Ou seja, o inhame é uma fonte de energia nutricional que merece lugar em sua dieta.

Assim sendo, seu consumo regular pode ajudar a prevenir doenças crônicas e melhorar a qualidade de vida.

Mas que benefícios o inhame tem?

Os inhames são vegetais de raiz originários da África e da Ásia. Curiosamente, os inhames são freqüentemente confundidos com batatas doces, mas na verdade são dois vegetais diferentes.

Isto é: os inhames são maiores e têm uma textura mais seca e rica em amido do que a batata-doce. Também são mais cilíndricos e têm uma pele áspera e escamosa que é difícil de descascar.

Mesmo que seja difícil descascar ou manusear esse alimento por ser um pouco escorregadio, o inhame é considerado um superalimento devido ao seu alto valor nutricional e benefícios para a saúde.

Então, vale muito a pena tê-lo por perto!


Veja como é simples fazer esse pãozinho de inhame e cenoura!

Benefícios do inhame: auxílio na digestão

O inhame possui propriedades que auxiliam a digestão e é uma excelente fonte de fibra dietética, essencial para a manutenção de uma digestão saudável. Isso ocorre porque as fibras presentes no inhame ajudam a regular os movimentos intestinais, previnem a constipação e promovem o crescimento de bactérias intestinais benéficas.

Além disso, o inhame contém um composto chamado diosgenina, que possui propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar a proteger contra distúrbios digestivos, como a doença inflamatória intestinal.

Outra vantagem do inhame é que ele é uma boa fonte de amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido pelo organismo, chegando intacto ao intestino. Lá, ele serve como alimento para as bactérias benéficas presentes no cólon, promovendo a saúde intestinal e melhorando a digestão.

Por isso, incluir o inhame na dieta pode ser uma boa opção para quem deseja manter uma digestão saudável e prevenir doenças digestivas.

Baixe índice glicêmico

O baixo índice glicêmico é um dos principais benefícios do inhame. Isso ocorre porque sua absorção é lenta e gradual, evitando picos de açúcar no sangue e ajudando a controlar a glicemia.

Por isso, essa característica é especialmente importante para pessoas com diabetes, pois o inhame ajuda a manter a glicemia sob controle e também é uma boa opção para quem busca uma alimentação saudável.

Coração mais forte

Não apenas o sistema digestório, mas o sistema cardiovascular também se beneficia do incrível inhame, pois a raiz contêm potássio, que é essencial para manter níveis saudáveis de pressão sanguínea.

A saber, o potássio ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, o que reduz o risco de doenças cardíacas e derrames.

Não apenas isso, mas o inhame também contêm um composto chamado alantoína que comprovadamente melhora o fluxo sanguíneo e reduz a inflamação, ambos importantes para a saúde do coração.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Quero Vida e Saúde | Oficial (@querovidaesaude)

Sistema imunológico protegido

Ao mesmo tempo, o inhame também é uma excelente fonte de vitamina C, essencial para a manutenção de um sistema imunológico saudável.

De fato, a vitamina C ajuda a aumentar a produção de glóbulos brancos, que ajudam a combater infecções e doenças.

Fora isso, o inhames também contêm outros antioxidantes, tais como beta-caroteno e antocianinas, que ajudam a proteger contra o estresse oxidativo e a inflamação.

Benefícios do inhame para a saúde da pele

Com toda a certeza, até aqui você já percebeu a riqueza do inhame. Mas não para por aí! O beta-caroteno presente no inhame é convertido no corpo em vitamina A.

Assim, essa vitamina ajuda a manter a pele, o cabelo e as unhas saudáveis. Além disso, ajuda a proteger contra os danos causados pelos raios UV, evita o envelhecimento prematuro e promove a produção de colágeno.

Como incluir inhame em sua dieta

Primeiramente, saiba que o inhame é um tubérculo versátil que pode ser cozido de várias maneiras. Com isso, aqui estão algumas ideias de como incluir o inhame na rotina:

  • Inhame assado no forno com azeite de oliva, alho e ervas aromáticas;
  • Inhame como uma alternativa saudável ao purê de batata;
  • Colocar o inhame em cubos em sopas ou caldos;
  • Substitua as batatas nas receitas por inhame;
  • Fatie os inhames em tiras finas e asse no forno.

Deixamos aqui uma outra dica para você incluir o inhame na dieta: esse delicioso inhame refogado!


Aprenda a fazer um mousse de inhame e cacau!

Inhame cru ou cozido?

Existem algumas variedades de inhame que podem ser tóxicas se consumidas cruas, pois contêm níveis elevados de ácido oxálico. Nesse grupo está o inhame tipo Taro, também conhecido como inhame-japonês ou inhame-coco. Sua aparência é de casca áspera com pelinhos.

Para esse tipo de inhame, é recomendado o cozimento antes do consumo. Isso porque o ácido oxálico presente nessa variedade, quando consumido em excesso, pode levar à formação de cálculos renais em algumas pessoas.

Então, por via das dúvidas, cozinhe o inhame antes de incluí-lo em alguma receita, só pra garantir.

Resumindo: o inhame não pode faltar

Você pode consumir o inhame de diversas formas, pois ele é um alimento versátil.

Em resumo, o inhame possui muitos benefícios para a saúde e é um alimento nutritivo. Seu consumo regular pode ajudar a prevenir doenças crônicas, melhorar a digestão, fortalecer o sistema imunológico e contribuir para a saúde cardiovascular.

Por isso, incluir o inhame na dieta pode ser uma boa opção para quem busca uma alimentação saudável e variada.

Portanto, da próxima vez que você estiver procurando um vegetal saudável e delicioso para adicionar às suas refeições, considere escolher o poderoso inhame.

Voltar