Café tradicional ou café de milho: qual o melhor?

Café tradicional ou café de milho? Sabia que existe essa opção? Leia este post e veja como substituir a cafeína por uma bebida mais saudável… e tão deliciosa quanto o café!

Cyntia Maureen

Nutricionista da Superbom

1 artigos


12 de novembro de 2020

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. O seu cheirinho tem o poder de despertar lembranças afetivas. Há quem diga que não consegue começar o dia sem uma boa xícara de café! ☕

Hoje em dia muitos estudos mostram os benefícios deste líquido tão querido: com poder analgésico e antiinflamatório; função antioxidante; melhora da concentração, etc.

Mas será que essa bebida tão consumida faz bem pra saúde, como um todo? 🤔

No caso, também há comprovação de que substâncias presentes no café, inclusive a cafeína (considerada uma droga psicoativa), podem gerar uma série de problemas, como o aumento do colesterol, doenças cardiovasculares como arritmias e gastrite.

Além disso, o café também pode afetar a saúde emocional, causando:

  • Aumento da Ansiedade e depressão
  • Insônia
  • Níveis elevados de estresse
  • Outras doenças psiquiátricas

Ou seja, o que parece contribuir para o raciocínio e foco imediatos pode, a longo prazo, afetar a realização de tarefas mais complexas com relação ao tempo de reação motora e a coordenação motora fina.


Beber café com frequência afeta a saúde em diversos aspectos!

Então, como substituir o café?

Não há um consenso sobre o consumo seguro do café. Sabe-se ainda que, para alguns grupos, essa bebida definitivamente não é recomendada, como é o caso de gestantes, lactantes, crianças, adolescentes e pessoas que sofrem de problemas cardíacos e insônia.

Dessa forma, para não deixar os amantes de café na mão existe uma opção mais saudável para substituir esta bebida, o café de milho! 🌽

Produzido a partir do milho orgânico e por não conter cafeína, não apresenta efeitos colaterais e pode ser consumido por qualquer pessoa, a menos que se tenha algum tipo de alergia.

Este produto também é rico em fibras, antioxidantes, contribui para a prevenção de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Aliás, o café de milho da Superbom, por exemplo, é um produto 100% natural, produzido com grãos de milhos selecionados e livre de organismos geneticamente modificados.

É possível consumir o café de milho de várias formas: puro, com mel, açúcar demerara, em capuccino ou em doces. Experimente! É uma delícia! ❤

Deguste um bom cafézinho de milho e reveze seu consumo com chás de ervas aromáticas, que possuem alto teor antioxidante e são extremamente funcionais.

Abstinência da cafeína

Se você deseja parar com a cafeína, provavelmente você passará por uma crise de abstinência. De acordo com o Hospital Universitário Johns Hopkins, 50% das pessoas terão dor de cabeça e irritabilidade ao deixarem a cafeína.

Quanto mais cafeína você costuma ingerir, mais fortes serão os sintomas de abstinência. Mas independente da quantidade de cafeína no corpo, uma hora ela vai embora. O que você precisa é ter persistência e resiliência!

Tome bastante água para que a substância saia mais rápido do seu corpo. Faça outras bebidas para substituir o café preto.

Além do café de milho, aprenda a fazer, por exemplo, um chá de tangerina e canela! Delicioso, saudável e vai te ajudar nesse processo.

Crie novas rotas e costumes para a cafeína ficar no passado. Se o gatilho para o café é passar na padaria tal, encontre outro lugar para comprar o seu pãozinho. Ou melhor: faça o seu pão! 😉

Enfim, adquira novos costumes para conseguir alcançar a meta de se livrar da dependência da cafeína. É possível e existem outras alternativas para a bebida. Comece hoje a mudança!

E aí, você conhece alguém que deseja largar o café? Então compartilhe este artigo! Vai ajudar bastante 😊

Voltar