Como fortalecer a imunidade das crianças?

Saiba como fortalecer a imunidade das crianças e, assim, proteger os pequenos de infecções. Veja as dicas e coloque em prática hoje mesmo!

Alessandra Guimarães

Jornalista e Gestora de Conteúdo

29 artigos


5 de abril de 2020

Em tempos de cuidado com o avanço do coronavírus, outro assunto que vem sendo amplamente discutido é como fortalecer a imunidade, ou seja, proteger o corpo contra os ataques do novo vírus.

De forma mais específica, muitos pais estão preocupados com as defesas das crianças e se perguntado como fortalecer a imunidade dos pequenos, de forma que nenhuma doença encontre brecha.

Se tratando da imunidade da criançada, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o sistema imunológico das crianças é considerado imaturo até os dois primeiros anos de idade.

Por conta das defesas imaturas, os episódios de infecções e outros problemas acabam marcando a primeira infância. Somente por volta dos 12 anos de idade que o sistema imunológico completa sua maturidade.

Por isso, é correto se preocupar em como fortalecer a imunidade das crianças, principalmente nesta fase onde todo o sistema de defesa está em construção e ainda não tem “todas as armas” para lutar.

Então, vamos para as dicas! ?

O que fortalece a imunidade das crianças?

Em primeiro lugar, para as mamães que ainda amamentam, saibam que a amamentação é ideal para fortalecer a imunidade do seu filhote. Por isso, se der para continuar, continue!

Assim sendo, a Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno como fonte de alimentação exclusiva para bebês até seis meses de vida.

E após introdução alimentar, que continue até os dois anos de idade. Isso porque o leite materno possui os nutrientes essenciais para fortalecer a imunidade das crianças.

Assim como o sol também é uma ótima fonte de imunidade. Além de ser fundamental para a saúde do bebê – e de todos no geral -, o banho de sol deve fazer parte do dia a dia da vida dele a partir do primeiro mês.

Cinco a dez minutos são suficientes para fortalecer o sistema imunológico da criança e, principalmente, ajudar o organismo a ativar a vitamina D

Outro recurso para fortalecer a imunidade das crianças (e dos adultos também) é a água!

No caso, é como se a água fizesse uma “faxina” das toxinas no corpo. Além de ser rica em cálcio e magnésio, vitaminas essenciais para fortalecer a imunidade dos pequenos.

Fora a amamentação e a água, a atividade física é fundamental para deixar o organismo das crianças bem forte.

Atividades como jogar bola, andar de bicicleta e pular corda aumentam o número de células exterminadoras naturais, fundamentais no combate a infecções virais e células tumorais.

Vacinação: fundamental

Outro ponto fundamental para fortalecer a imunidade das crianças, é manter em dia a carteirinha de vacinação. A vacinação protege as crianças de uma série de doenças graves.

Ora, se você tem receio dos efeitos colaterais que podem surgir, saiba que – em geral – não vai passar de uma febre e dor no local na picada. Em contrapartida, a vacinação dará uma força extra ao sistema imunológico

E caso atrase alguma dose, converse com o pediatra e regularize o calendário de vacinação assim que possível. 

criança sorrindo fazendo sinal de positivo enquanto recebe vacina
Para fortalecer a imunidade das crianças: leite materno, luz solar, água, atividade física e cartão de vacinação em dia

Alimentos para fortalecer a imunidade

Por fim, vamos falar dos alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade da criançada. Uma ótima opção são as frutas cítricas, que são ricas em vitamina C.

Por exemplo, a laranja, manga, abacaxi, morango, kiwi, goiaba, mamão, acerola, maracujá, limão. Todas elas são frutas deliciosas e que fazem muito bem à saúde!

As frutas também são ricas em fibras, que auxilia o sistema digestivo, além de facilitar a absorção de ferro pelas paredes gástricas.

Outras opções de alimentos para fortalecer a imunidade são vegetais verde escuros, como o brócolis, rúcula, agrião, couve e outros dessa coloração.

Isso porque eles possuem grande quantidade de ácido fólico e vitamina B9, ajudando na formação e fortalecimento dos glóbulos brancos, que são responsáveis pelo sistema de defesa do corpo humano.

O tomate também, que é um conhecido protetor do coração, ajuda na imunidade pois é rico em licopeno.

Já o alho e a cebola, que geralmente são utilizados como temperos, são muito ricos em antioxidantes, rutina e quercetina, que também são antiinflamatórios naturais, dando força ao sistema imunológico!

Para fortalecer a imunidade das crianças, use vegetais verde escuros e a criatividade

Outros ingredientes que fortalecem a imunidade

Outra opção para fortalecer a imunidade são as raízes, como o inhame e o gengibre. Ela são raízes muito benéficas para o sistema imunológico.

No caso, elas fortalecem as defesas do nosso corpo, além de eliminar toxinas. Ah, são super fáceis de misturar em sucos e vitaminas, deixando as bebidas mais gostosas!

Outra dica também são os cogumelos comestíveis, como o shimeji, shiitake e o champignon. Eles são ricos em proteínas, zinco e vitamina B12.

Além disso, têm ação microbiana, anti-inflamatória e antioxidante, e também ajudam a combater o colesterol e a diabetes.

As oleaginosas e leguminosas também fortalecem a imunidades. Nos dois tipos estão inclusas: nozes, amêndoas, chia, linhaça, castanha de caju e do pará, feijão, vagem, grão de bico, lentilha e ervilha.

Todas elas possuem bastante selênio,  zinco, vitamina E e ácidos graxos, todos esses compostos são excelentes para fortalecer a imunidade.

Descanso e higiene

Pra terminar, os especialistas são unânimes em afirmar que uma boa noite de sono ajuda a criança no seu desenvolvimento. O descanso revigora e também auxilia a fortalecer a imunidade.

Mas vale lembrar também que a privação do sono libera cortisol (hormônio do estresse), o que faz baixar a imunidade.

Além disso, manter a higienização das mãos é fundamental para as crianças. As mãos sujas são veículos para as bactérias e vírus se proliferarem no organismo.

Por isso, sempre que o pequeno brincar no chão, trocar brinquedos ou ir ao banheiro e antes das refeições, é importante sempre lavar as mãos.

Gostou das dicas? Compartilhe e ajude outras famílias a fortalecer a imunidade das crianças!

Com colaboração de Marcela Borges, enfermeira e mestre em Saúde Pública (Coren 167765)

Voltar