Como ter um sistema imunológico forte? (com receita)

Para ter um sistema imunológico forte, é preciso ingerir um conjunto diário de vitaminas e nutrientes. Quer saber quais são estes alimentos? Então confere esse post que vem com receita também!

Gabriela Palma

Nutricionista Clínica & Integrativa | @nutri.gabrielapalma

2 artigos


28 de maio de 2020

Quando falamos em imunidade, automaticamente associamos a vitamina C ao processo. Mas será que um sistema imunológico forte é construído apenas com este componente? A reposta é não!

Certamente, a vitamina C tem sua importância na construção de um sistema imunológico forte.

Porém, o desenvolvimento de uma imunidade desenvolvida é um processo complexo.

Um sistema imunológico forte não é construído apenas com uma vitamina ou suplemento específico.

Mas é formado por um conjunto de vitaminas e minerais (micronutrientes), que agem de forma harmônica e desempenham papéis vitais na resposta imune.

Esse conjunto é formado por vitaminas A, D, C, E, B6, B12 e B9. Além dos minerais como zinco, ferro, cobre, selênio e magnésio.


O vilão do sistema imunológico forte

Onde encontrar essas vitaminas e micronutrientes?

Já deu pra entender que um sistema imunológico forte não se baseia em vitamina C ou em “pílulas mágicas” e, muito menos, se constrói da noite para o dia.

Dessa forma, para encontrar esse conjunto de vitaminas e nutrientes que fortalecem o sistema imune é necessário uma alimentação mais natural e menos industrializada. 🥕🥦🍆🥭🍎🥝

E o que acontece quando o sistema imunológico não é forte? 🤔

Os estudos comprovam que o sistema imunológico de pessoas com deficiência de vitaminas e minerais é altamente suscetível a infecções virais e bacterianas.

Além disso, a deficiência dos micronutrientes é conhecida por aumentar o risco de mortalidade associado a doenças como sarampo, pneumonia e diarreia, infecções que são comuns e encontradas em todo o mundo.

A saber, muitos fatores podem afetar os níveis de vitaminas e minerais no nosso corpo. Mas em geral, todos eles estão ligados ao estilo de vida.

Por exemplo, a ausência de alimentos nutritivos na dieta, poucas horas de sono e a falta de atividade física são fatores que afetam o desenvolvimento de um sistema imunológico forte.

Além desses, algumas condições de saúde como diabetes e obesidade também apresentam um efeito adverso nos níveis de vitaminas e minerais.

Portanto, é fundamental que haja um aumento e constância na ingestão de alimentos que são fonte de micronutrientes essenciais para a imunidade.

Conheça os alimentos que constroem a imunidade


Aprenda a fortalecer a imunidade!

Aqui estão os grupos de alimentos que você deve ingerir diariamente para construir um sistema imunológico forte. Vamos lá!

Primeiro, o grupo das sementes e oleaginosas: sementes de abóbora, de girassol, amendoim, castanha-do-brasil ou amêndoas.

Segundo, o grupo dos cereais: aveia, quinua, amaranto, arroz integral e batatas, inhame ou mandioca.

Terceiro, o grupo das leguminosas: todas as variedades de feijões, grão-de-bico, lentilha, ervilha; soja e seus derivados, como tofu, tempeh e proteína texturizada de soja (PTS).

Quarto, as hortaliças verdes: brócolis, couve-manteiga, agrião, coentro, salsinha e cebolinha, rúcula, taioba e espinafre.

E, por último, as frutas: laranja, acerola, kiwi, manga, maçã, caqui ou limão.

Estes alimentos vão ajudar a otimizar e maximizar o sistema imune e, assim, reduzir os riscos de infecção.

Receita para um sistema imunológico forte

Sistema imunológico forte: smoothie verde
Para um sistema imunológico forte, é necessário um conjunto de vitaminais e micronutrientes.

Os smoothies são bebidas completas pois contém vitaminas, minerais, carboidratos e fibras.

Dessa forma, quando bem elaborado, torna-se uma opção interessante, especialmente para aqueles que possuem um estilo de vida agitado, com maior dificuldade em fazer refeições ricas em vegetais.

Então, se você quer ter um sistema imunológico vencedor, aqui vai uma receita de smoothie verde.

Ingredientes:

  • Suco de laranja (200ml)
  • Couve crua (2 folhas médias – 20g)
  • Maçã (1 unidade pequena – 80g)
  • Limão (suco de 1 unidade – 15ml)
  • Espirulina (2 colheres de chá – 1g)
  • Semente de linhaça dourada (1 e ½ colher de sopa – 18g)
  • Gengibre (1 pedaço à gosto – 1g)

Modo de Preparo:

Use o liquidificador ou processador para bater todos os ingredientes. O importante é não coar para manter os resíduos que são ricos em fibras! Depois, tome em seguida.

Características Nutricionais:

Valor calórico total aproximado: 240kcal
Proteína: 8g
Carboidratos: 35,5g
Gorduras: 7,1g

E aí, deu pra entender como se constrói um sistema imunológico forte? Então compartilhe este artigo e ajude outras pessoas!

Voltar