Exercício físico fortalece a imunidade: faça em casa!

O exercício físico fortalece a imunidade e pode ser feito dentro de casa. Veja as dicas para não ficar parado durante a quarentena.

Shaiane Oliveira

Personal Trainer especialista em treinamento funcional e pilates // Instagram: @Shai_personal

3 artigos


1 de maio de 2020

Diante da situação atual, onde ficar em casa é a prática mais segura para conter o avanço do coronavírus, é importante entender como o exercício pode ser mais um aliado para combater o vírus. Afinal, exercício físico fortalece a imunidade. ?

Bom, neste momento de pandemia, muitos estão buscando melhorar a alimentação, as horas de sono e cuidar com a higiene.

Mas a prática de exercícios tem ficado de lado, o que é muito ruim! Pois ficar muitas horas dentro de casa trazem tensões e transtornos de humor. ?

Entretanto, o exercício físico além de fortalecer a imunidade, praticá-lo – mesmo dentro de casa – irá auxiliar positivamente na estabilidade emocional, devido a liberação de grande quantidade de endorfina.

Para entender…

Isso acontece porque a prática de exercício físico está associada à liberação de neurotransmissores e proteínas chamados fatores neurotróficos.

São eles que fazem com que oos neurônios façam novas conexões, assim melhorando a função cerebral e reduzindo os sintomas depressivos.

Além disso, estudos nos ajudam a entender como nosso sistema imune trabalha diante dos estímulos que o exercício gera em nosso corpo.

Segundo as pesquisas, o exercício físico para fortalecer a imunidade, são aqueles de tempo e intensidade moderados, de no máximo 1 hora por dia.

Porém, é recomendado que sejam evitados os exercícios de volume alto, ou seja, aqueles que ultrapassem 60 minutos, e os mais intensos também.

?Lembrando: esta é uma recomendação quando relacionamos exercícios físicos com fortalecimento da imunidade, ok?

O exercício físico fortalece a imunidade porque promove mudanças no sistema respiratório, cardiovascular, endócrino, digestivo e músculo-esquelético.

E para manter a qualidade de vida e fortalecer o sistema imune, a prática de exercícios é fundamental, mesmo dentro de casa.


Exercício físico fortalece a imunidade: não deixe de fazer, mesmo que seja poucos minutos

Mas existem várias maneiras de praticar exercícios longe da academia, com vídeos nas redes sociais, aplicativos confiáveis ou com acompanhamento de um personal por atendimento virtual.

Com a orientação correta, em pouco tempo você começará a desfrutar de todos os efeitos benéficos que o exercício produz na saúde e no corpo.

Então, sim! É possível treinar em casa! ? sem ter necessidade de equipamentos.

Você pode utilizar o peso do próprio corpo, assim como é feito no treino funcional. Os resultados são muito eficazes, e às vezes, até mais do que usando aparelhos. ?

Dicas importantes sobre os exercícios físicos

Bom, se você é sedentário, pode e deve iniciar o quanto antes um programa de exercícios. Exercícios físicos são essenciais para todas as idades!

Porém, se você não for ativo, não faça treinos generalizados, que para o seu nível serão bem desgastantes. E não esqueça: reconheça seus limites e saiba que a evolução vem com o tempo.

Mas, se você já pratica exercícios físicos, opte por exercícios com um stress metabólico menor. Não queira aproveitar que tem mais tempo disponível para aumentar seu volume de treino.

Veja, ultrapassar 1 hora de sessão diária não vai contribuir para o seu desempenho. Na verdade, só trará mais desgaste e o sistema imune ficará mais exposto. E não queremos isso, certo?

Sabendo que o exercício físico fortalece a imunidade, use essas dicas para que ele seja mais um aliado contra a pandemia!

Além disso, começar a se exercitar agora é outra grande oportunidade para você sair desse período com um novo hábito, mais forte e mais saudável.

Mas claro, combinando a esta nova rotina, hábitos alimentares saudáveis, que é o que vai otimizar e fortalecer o sistema imune ainda mais!

Gostou deste artigo? Então compartilha com algum amigo que precisa se movimentar nesta quarentena!

Voltar