Jeito certo de guardar comida em potes

Será que existe um jeito certo de guardar a comida sem colocar a saúde em risco? Com certeza! Nem todo recipiente pode ser usado para guardar alimentos. Veja quais são eles!

Marcela Borges

Enfermeira, mestre em Saúde Pública

28 artigos


13 de julho de 2022

Toda casa tem aqueles potinhos e vasilhas para guardar a sobrinha do almoço ou da janta, não é mesmo? Mas qual será o jeito certo de guardar os alimentos? Ou ainda: existe um jeito certo?

É verdade que muita gente aproveita o pote de sorvete e outros alimentos para guardar a comida. E por mais improvisados que sejam, a regra é clara: pegou emprestado, tem que devolver!

Bom, seja de vidro ou de plástico, os potes usados para guardar os alimentos são ótimos para separar, congelar e levar as refeições para o trabalho. Ou seja: super úteis!

Vale lembrar que, além de se preocupar com a utilidade dos utensílios, quando falamos dos alimentos e do local onde eles são preparados, é muito importante também ter cuidados com a higiene de todo o ambiente para não cometer erros que prejudicam a saúde da família.

Mas neste post, nosso objetivo é mostrar o jeito certo de guardar os alimentos, mostrando as vantagens e desvantagens de cada material em relação a sua saúde.

Então vamos lá!

Pote de plástico

Primeiro, a vantagem de usar os potes de plástico é que eles não quebram facilmente e são mais leves. Por outro lado, essa praticidade carrega desvantagens que devem ser consideradas.

Além de absorver mais odor, sabores e cor dos alimentos por conta da porosidade do plástico, o maior dos perigos é o fato desses recipientes serem fabricados a partir do petróleo.

Isso quer dizer que, quando o plástico entra em contato com os alimentos, ocorre liberação de toxinas. E quando o pote de plástico é aquecido no micro-ondas, o risco de contaminação é ainda maior.

O componente mais perigoso é o bisfenol A (BPA) presente nesses e vários outros utensílios de plástico. Essa substância pode estar relacionada a problemas hormonais, cardíacos, alterações no sistema reprodutivo, infertilidade, obesidade, aborto e risco de câncer.

Jeito certo de guardar comida: potes de plástico
Potes de plástico são baratos e práticos, mas não são a melhor opção para a saúde

Resumo: potes de plástico

  • Custo mais acessível
  • Potes de plástico puxam odor e sabor dos alimentos
  • Liberam toxinas que prejudicam a saúde

Pote de vidro

Agora chegou a vez de falar sobre os potes de vidro. Será que o jeito certo de guardar a comida é em recipientes de vidro?

Bom, a resposta é sim! O vidro é o melhor material para armazenamento, sendo mais seguro e higiênico. Por ser de material inerte, não reage em contato com o alimento. Além disso, não absorve odores, sabores e cor dos alimentos.

Apesar do vidro ser mais pesado e quebrar com mais facilidade, os potes de vidro podem ser reaproveitados várias vezes, o que torna o seu consumo mais consciente.

E aqui vai uma dica:

Como o jeito certo de guardar comida é usando potes de vidro, para economizar, reaproveite as embalagens de vidro que você jogaria fora, como vidro de palmito, mel, azeitona, geleia, molhos de tomate, etc. Mas para isso, a tampa desses potes devem estar intactas, ok!

Não apenas esses mas também aqueles potes que são hermeticamente fechados aumentam ainda mais a durabilidade dos alimentos como arroz, feijão e biscoitos.

Além disso, a lavagem desses recipientes é bem simples: basta utilizar detergente e água fria.

Resumo: potes de vidro

  • Mais frágil, maior custo
  • Podem ser aproveitados de outros produtos
  • Mais higiênico
  • Não absorve odores ou gosto
  • Não libera toxinas

Dicas da nutricionista sobre embalagens e maneiras adequadas de armazenar os alimentos

Afinal, qual o jeito certo de guardar a comida?

Independente do recipiente que você escolher para guardar as sobras dos alimentos, eles deve estar limpo e com boa vedação, ou seja, a tampa tem que funcionar direitinho.

Saiba que você não precisa descartar os potes de plástico que têm em casa. No entanto, prefira utilizar esses potinhos para guardar grãos, farinhas e alimentos secos.

Agora, se for comprar novos recipientes de plástico, confira o fundo do pote de plástico para saber se ele é livre de BPA. Alguns aparecem escrito: “BPA free” ou “livre de BPA”.

Por fim, jamais coloque comida quente em potes de plástico. Na hora de aquecer a refeição no micro-ondas, use recipientes de vidro ou pratos que podem ser aquecidos.

Agora você já sabe o melhor jeito de guardar os alimentos, separe os seus potes de acordo com o material e a utilidade.

Compartilhe este post e divulgue conteúdo de qualidade! ?

Voltar