Nível de saúde: em qual você está?

Você sabe qual o seu nível de saúde? Existem seis degraus que são o termômetro da compreensão saúde completa. Descubra em qual você está!

Alessandra Guimarães

Jornalista e Gestora de Conteúdo

7 artigos


10 de setembro de 2018

Saúde não é a ausência de doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter saúde é usufruir do completo bem-estar físico, mental e social. Basicamente, existem seis degraus de compreensão sobre saúde.

Aqui embaixo você vai conhecer quais são os esses seis níveis de saúde. Leia cada um deles com atenção e reflita sobre como tem levado sua vida até o momento!

Nível de saúde 1: Doença, um status social

No primeiro e mais básico estágio, a pessoa adota o comportamento de “ser paciente” ou “estar enfermo”. Geralmente quem está neste degrau tem como assunto principal doenças e outros tipos de males. É cliente frequente das farmácias, sempre carrega uma tonelada de remédios e, sempre que alguém se queixa de dor ou desconforto, já tem um diagnóstico para o problema.

Nível de saúde 2: Remédio, a melhor solução

O segundo nível sobre a compreensão da saúde é composto por pessoas que não se importam tanto em ficar doentes, pois existem fármacos para todos os males. Não existe uma preocupação na escolha do que comer como cuidar do corpo.

A reflexão sobre a causa do problema é muito pequena ou, muitas vezes, nem acontece. Após tomar uma série de remédios, a vida começa voltar ao normal.

Nível de saúde 3: Viver é um grande risco

Quem ocupa este degrau entende que ter saúde é não ficar doente. O estilo de vida deste grupo tem como meta o controle de fatores ameaçadores. Mas o histórico familiar de doenças é o pesadelo diário que precisam lidar.

Quando descobrem que um parente sofre com de determinado problema, correm para investigar as possibilidades de sofrer com o mesmo mal. Mas vale destacar um ponto bem positivo deste grupo: a preocupação com a prevenção. Se descobrem que algum hábito ou prática não faz bem para a saúde, não hesitam em fazer mudanças.

Nível de saúde 4: Prevenção, o melhor remédio

Estar no nível de saúde número 4 é optar por escolhas diárias que promovem a saúde. O tempo de descanso, as horas de trabalho, o que comer, como se relacionar, etc, são fatores que são ponderados por quem ocupa este degrau. Gastar tempo e recursos com a prevenção de doenças é visto como investimento na saúde, porque a possibilidade de ficar enfermo é a maior preocupação de vida.

Nível de saúde 5: Bem-estar

Em quinto, vem um nível um pouco mais elevado, que é o da conduta do “bem-estar”. Nesse caso, o objetivo do estilo de vida não seria a saúde em particular, mas a realização pessoal. O indivíduo tem consciência que o bem-estar depende da saúde integral.

O interesse está em desfrutar a vida, por isso todas as atividades que promovem essa filosofia é o objetivo de quem ocupa o quinto nível de saúde. O uso de remédios é a última opção caso surja um problema de saúde. E, se for preciso abandonar algum hábito, isso não será um problema.

Nível de saúde 6: Vivendo de forma plena

Estar nesse degrau é ter alcançado uma compreensão profunda sobre o que é ter saúde. Ela sabe que saúde e bem-estar de verdade duradouro só serão possíveis se a dimensão espiritual for a base de sustentação.

As decisões tomadas pelas pessoas que estão neste nível de saúde envolvem o que Deus espera delas, pois entendem que o corpo é um presente divino e devem administrá-lo corretamente. Este grupo não é contra a medicina tradicional, porém, intercede pelos médicos que cuidarão do seu corpo.

Compreendem que se Deus pedir que algo seja abandonado por não fazer bem a saúde como um todo, fará com alegria e gratidão, pois entende que essa é uma demonstração do amor e cuidado de Deus.

E você? Em que nível de saúde está? A boa notícia é que essa é uma escala progressiva, ou seja, se você percebeu que não está em um boa posição, reflita sobre a sua concepção do que é ter saúde e o que precisa mudar para chegar até o nível de saúde 6, onde se vive plenamente!

Para te ajudar, aqui no portal disponibilizamos oito atitudes essenciais que toda pessoa deveria seguir, independente do nível de saúde que se encontra. Conhecendo esses oito passos, já será um começo para você ver o que precisa mudar ou começar a fazer!

Gostou deste post? Então compartilha com os seus amigos!

Voltar