Por que a leitura reduz o estresse?

É possível viver com metade do estresse que você enfrenta hoje: ler por apenas seis minutos reduz a irritação em 68%.

Alessandra Guimarães

Jornalista e Mestre em Comunicação pela Cásper Líbero

51 artigos


22 de março de 2024

Pessoa deitada lendo um livro em um ambiente caseiro relaxante, cercada por plantas e luz natural.
Mais leitura e menos estresse: encontre a calma nas páginas de um livro

Antes de explorarmos como a leitura reduz o estresse e se apresenta como um remédio eficaz para a tensão do dia a dia, convido você a refletir: Quanto tempo você realmente tem dedicado à leitura?

Com toda certeza, em um mundo acelerado, repleto de estímulos digitais, distrações e multiatividades, condenar quem tem passado poucos minutos na frente de um livro seria muito injusto. Isso é fato!

No entanto, refletir sobre a ausência desse hábito pode ser a solução que você precisa. E o motivo é simples: o hábito da leitura reduz o estresse.

Ou seja, se a correria do dia a dia está te deixando sem um minutinho sequer para mergulhar num bom livro, saiba que você está deixando escapar uma baita chance de relaxar e deixar os problemas de lado, mesmo que seja por um pouquinho só.

Neste artigo, exploraremos como esse hábito tão simples pode ser um aliado poderoso para nossa saúde mental.

Será que leitura reduz o estresse mesmo?

Se acaso você esteja fazendo essa pergunta, o Dr. David Lewis*, neuropsicólogo cognitivo da Universidade de Sussex, conduziu uma pesquisa em 2009 traz a resposta:

A leitura pode reduzir o estresse em até 68% e funciona melhor e mais rápido do que outras atividades de relaxamento, como ouvir música ou beber uma xícara de chá quente

Assim, a pesquisa mostrou que após seis minutos de leitura, os participantes já apresentaram batimentos cardíacos e tensão muscular reduzida.

Isso acontece porque, conforme indica a pesquisa, a leitura de um bom livro ajuda a distrair o cérebro dos pensamentos ansiosos e estressantes, o que reduz a frequência cardíaca e a tensão muscular causada pelo estresse.

Em outras palavras, a ferramenta mais eficaz para relaxar pode ter estado na sua estante o tempo todo. 📚

Então como incluir a leitura na rotina?

À vezes você pode considerar um desafio adicionar a leitura em sua rotina. Mas existem algumas dicas que vão te ajudar a inserir os livros no seu dia a dia. Por exemplo:

  • Defina um momento específico para a leitura, como antes de dormir (até como estratégia para dormir melhor) ou durante o café da manhã. Isso ajuda a criar um hábito.
  • Mantenha um livro sempre à mão, seja na bolsa, no carro ou no dispositivo móvel, permitindo que você aproveite os momentos livres para ler algumas páginas.

Além disso, estabeleça um desafio de leitura pessoal, como fazer a leitura de três página por dia. Este objetivo aparentemente pequeno é fácil de atingir e pode ser o ponto de partida para aumentar gradualmente o tempo dedicado à leitura.

Nossa sugestão de leitura

Já que a leitura reduz o estresse de forma significativa, por que não combinar saúde e espiritualidade nesse hábito, não é verdade?

Dessa forma, temos uma recomendação de leitura para você: “O Grande Conflito: uma saga milenar e seu final surpreendente”.

Este livro explica por que o mundo é do jeito que é, respondendo às perguntas mais inquietantes da mente humana: Por que estou aqui? Por que as pessoas sofrem? Existe esperança para a humanidade? Qual é o futuro do planeta? Neste link, você pode baixar de graça as versões adulto e infantil do livro.

Reduza seu estresse por meio da leitura

Por fim, o hábito da leitura não apenas enriquece a mente com novos conhecimentos e perspectivas, mas também desempenha um papel crucial no alívio do estresse, na concentração e na promoção do bem-estar mental.

Comece seu desafio de leitura pessoal hoje!

Ao fazer isso, você estará dando um passo significativo em direção a uma vida mais tranquila e equilibrada.

*(Lewis, D. (2009), Galaxy Stress Research. Mindlab International, Sussex University, UK)

Voltar