Qual a diferença entre gripe e resfriado?

Está espirrando? É gripe ou resfriado? Entenda de uma vez por todas qual a diferença destas doenças que derrubam qualquer um

Alessandra Guimarães

Jornalista e Gestora de Conteúdo

24 artigos


16 de julho de 2019

Nariz escorrendo, olho lacrimejando, espirros constantes. Quando o inverno chega, ele vem acompanhado de doenças típicas da estação. Mas como saber a diferença entre gripe e resfriado?

Como os sintomas são bem parecidos, distinguir entre um e outro é um pouco complicado. Mas é impontante saber porque cada um desses problemas tem sintomas diferentes.

O assunto da gripe é tão sério que, nos primeiros dias do inverno deste ano, quase 400 pessoas morreram pelo vírus da gripe. Então, vamos lá entender qual a diferença entre gripe e resfriado.

Entenda a diferença entre gripe e resfriado

A gripe e o resfriado são problemas bem diferentes, causado por tipos distintos de vírus. A gripe é causada pelo vírus influenza, enquanto o resfriado é desencadeado por inúmeros vírus. Outra grande diferença é que a gripe pode matar e o resfriado, no máximo, vai te derrubar por alguns dias.

Um dos testes práticos para saber se é gripe ou resfriado é: se você estiver espirrando, com dor no corpo, nariz escorrendo e, mesmo assim, consegue sair da cama para trabalhar, então você tem um resfriado!

Isso porque a gripe é uma doença que coloca a pessoa de cama, sem condições de levantar e realizar atividades do dia a dia. Por isso, não confunda um espirro com gripe! Gripe é uma doença série que requer cuidados e atenção!

Então, vamos entender bem o qual a diferença entre gripe e resfriado!

Gripe

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus influenza. O sintomas são: febre alta (mais de 38 ºC), dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre requer maior atenção, porque pode durar em torno de três dias.

Já os sintomas respiratórios como a tosse, aumentam com a progressão da doença. A gripe sem complicações pode durar até 5 dias, a partir do início dos sintomas. Mas em caso de complicação, a gripe pode ser mais perigosa, com evolução para pneumonia ou acometimento dos músculos.

O vírus da influenza pode ser transmitido por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada: ao espirrar, tossir ou falar. Pode também pode ser transmitido por meio das mãos que tiveram contato com superfícies contaminadas, carregando o vírus para boca, nariz e olhos.

Resfriado

O resfriado também é uma doença respiratória, que é causado por vários vírus diferentes. É verdade que os sintomas do resfriado são bem parecidos com o da gripe, mas a diferença é que são mais leves.

Os sintomas do resfriado são coriza, congestão nasal e tosse. A febre no resfriado não é comum, mas se aparecer, será baixa. O bom é que o resfriado é de rápida recuperação: em torno de 4 a 5 dias os sintomas vão embora.

As formas de transmissão do resfriado, são iguais ao da gripe. Por isso, o cuidado em lavar as mãos regularmente é uma excelente dica para quem não quer ficar doente.

Dicas importantes

Para fortalecer o sistema imunológico e, assim, prevenir a gripe e o resfriado faça exercícios físicos, beba água suficiente (até o xixi ficar clarinho), evite alimentos açucarados e gorduras saturadas.

Além disso, evite o cansaço excessivo, tenha regularidade no descanso (hora de dormir e acordar) e mantenha os pés, mãos, pescoço e orelhas aquecidos durante o dia e a noite.

Quando expostas, a circulação sanguínea transporta menos mecanismos de defesa para essas regiões do corpo.

Fora isso, quando alguém próximo estiver gripado ou resfriado, mantenha contato essencial. Não compartilhe objetos de uso pessoal que podem conter secreções. Assim, você evita ficar doente e também ajuda a não compartilhar o vírus.

Falando nisso…

Se estiver gripado ou resfriado, evite contato com outras pessoas para evitar a transmissão. Cubra o nariz e a boca ao tossir ou espirrar. Lave suas mãos frequentemente com água e sabão.

Se não tiver, use álcool em gel. Ah, e mantenha os ambientes bem arejados, com portas e janelas abertas. Isso evitará que o vírus se espalhe e outras pessoas fiquem doentes também 😉

Como tratar a gripe e o resfriado?

Nada substitui a visita ao médico e os tratamentos recomendados pelo especialista, mas você também pode fazer algumas coisas que vão ajudar na recuperação da doença.

Coma frutas, verduras e legumes crus em abundância, especialmente agrião, cebola, rabanete, repolho, berinjela, brócolis, cenoura, espinafre, couve-flor, cebolinha, alho, abacaxi e manga. Faça uso de cereais integrais como: castanhas, feijões (ervilha, lentilha, soja, etc).

Tão importante quanto o que comer, é também o que não comer: cereais refinados, embutidos, doces, alimentos industrializados, queijos, carnes em excesso, frituras e gorduras.



E aqui vão duas receitinhas que também ajudam na recuperação da gripe ou do resfriado:

BEBIDA POTENTE
1 limão médio
1 copo de água filtrada
1 dente de alho pequeno
2 colheres (sopa) cebola picada
7 gotas de própolis
Mel a gosto

Preparo
Descasque o limão, retire as sementes e parta em pedaços. Bata tudo no liquidificador com os outros ingredientes. Coe. Adicione mel e própolis. Beba em seguida.

PENINCILINA RUSSA
50g de gengibre
4 dentes de alho
1 colher de chá de mel
1 cebola cortada em quatro
1 limão
3 a 4 xícaras de água

Preparo
Em uma leiteira, coloque a água, a cebola, o gengibre e o alho (esmague um pouco com a faca para liberar a alicina) e deixe ferver. Assim que começar a fervura, desligue e coloque um prato em cima para a vitamina C não sair. Deixe descansar por 10 minutos. Após, coe o líquido, acrescente o mel e o limão exprimido na hora. Misture e tome.

Gostou deste post? Deixa o seu comentário aqui!

Voltar