Vontade de morrer: como se livrar disso?

Quando as coisas parecem não ter mais solução, o pensamento que a morte é o melhor caminho é quase que automático. Mas como se livrar da vontade de morrer?

Alessandra Guimarães

Jornalista e Gestora de Conteúdo

24 artigos


26 de setembro de 2019

A pessoa que vê a morte como uma solução, na verdade, não tem vontade de morrer. O que ela quer mesmo é se livrar da dor e dos problemas que parecem não ter solução.

Por isso, a vontade de morrer é uma tentativa de fugir da realidade. Pensar em deixar de existir traz alívio e parece resolver todos os problemas. Mas no fundo, quem pensa em morrer só deseja voltar a ver os dias coloridos e nada mais!

Mas quando parece não existir saída, quando a dor é mais forte que a esperança, a ideia da morte passa a ser a solução mais fácil e viável diante do mar de angustias.

E como falar do suicídio ainda é um enorme tabu, pode ser que você tem sentido vontade de morrer (ou de sumir) mas não contou para ninguém.

Se é este o caso, queremos te ajudar a se livrar deste sentimento! Você vai ver que escolher ficar por aqui é o melhor caminho!

Como se livrar da vontade de morrer?

Ter vontade de morrer evidencia que os problemas e as dificuldades estão roubando grande espaço na sua vida. Ou ainda, tomando proporções descontroladas.

A depressão não é o único fator que causa a vontade de por fim a vida, embora seja o mais comum. Mas pessoas que passam por perdas repentinas, desesperança ou sentimento de impotência diante de uma situação também podem experimentar a amarga vontade de morrer.

Antes de tudo, é importante você ter claro que A MORTE NÃO É A SOLUÇÃO! E que esta dor que parece não ter fim vai passar!

É possível, com algumas atitudes, se livrar da vontade de morrer. A grande questão é mudar o foco dos pensamentos para então enxergar que a vida VALE A PENA SER VIVIDA.

E estas são algumas atitudes que vão te ajudar a se livrar do desejo de morrer…

Busque um diagnóstico médico

Se você perceber que a tristeza está intensa e o desejo de morrer não sai da sua cabeça, é muito importante procurar ajuda de um médico. O especialista neste tipo de caso é o psiquiatra.

Este profissional é quem vai conseguir apontar que nível está sua depressão e a necessidade (ou não) do uso de medicamentos.

Não tenha preconceito! Reconhecer que precisa de ajuda profissional é o primeiro passo para a cura.

Faça terapia

Outro passo para eliminar de uma vez por todas a vontade de morrer, é fazer terapia. A terapia é o espaço seguro onde você pode expor seus sentimentos e aflições.

Na sessões guiadas por um profissional da psicologia, por meio de conhecimento técnico, o profissional irá te ajudar a entender porquê o pensamento de morte está rondando sua mente.

Com esta ajuda profissional, você vai conseguir ver que que existem outros caminhos a tomar 😉.

Trace objetivos de vida

Pra você se livrar da vontade de morrer é preciso construir novos sentidos para a vida. Ou, na verdade, resgatar sonhos ou objetivos que se perderam ao longo do caminho.

Pense bem… O que você ainda tem vontade de realizar? Se você não consegue pensar em nada agora, tente lembrar de sonhos antigos…

Talvez retomar os estudos, aprender um novo idioma, fazer uma viagem com os amigos, rever algumas pessoas, ensinar seu filho andar de bicicleta.

O importante agora é desviar os pensamentos de morte para as realizações que você pode ter!

Ao traçar objetivos de vida, de conquista (que não necessariamente estão relacionados com bens), isso cria novo fôlego. A vida começa a ter cores!

Você precisa de ajuda IMEDIATA? Então ligue para o Centro de valorização da Vida – CVV, eles possuem atendimento telefônico de auxílio 24 horas pelo número 188. Não hesite. Ligue!

Voltar