Alimentação saudável: 4 passos básicos pra começar

Ter uma alimentação saudável é fundamental para quem deseja esbanjar uma saúde de ferro. Veja as dicas de como começar a se alimentar melhor e viver com saúde!

Alessandra Guimarães

Jornalista e Gestora de Conteúdo

7 artigos


15 de agosto de 2018

Ter uma alimentação saudável traz muitos benefícios. Isso é inquestionável! Mas o grande desafio é conseguir fazer as mudanças para se alimentar melhor. Na realidade, o segredo para uma vida saudável é dar um passo de cada vez. Neste post, você vai ver que uma alimentação de qualidade começa com pequenas atitudes.

Vivemos numa época onde a maior parte das pessoas buscam uma vida mais saudável! Seja para ter um corpo melhor, evitar doenças ou obter mais energia no dia a dia, ter uma alimentação saudável é essencial. Entretanto, abandonar os maus hábitos alimentares não é nada fácil e muita gente não sabe por onde começar.

Algumas pessoas acham  a escolha por alimentos integrais, veganos ou sem glúten são as únicas mudanças que alguém deve fazer para começar a se alimentar melhor. A realidade é que existem outras preocupações que devem ser levadas em conta e que fazem toda a diferença nos hábitos.

Por isso, separamos 4 dicas super básicas pra você que quer ter uma alimentação saudável. Com elas, você vai conseguir iniciar uma rotina que vai trazer muito mais qualidade de vida. Vamos lá?

1. Planeje o cardápio da semana

Se você tem dúvidas de como ter uma alimentação saudável, acredite: tudo começa com planejamento! Quem busca uma mudança deve investir um pouquinho mais de tempo na escolha do que comer. Se não for assim, na correria do dia, a gente acaba escolhendo uma refeição pré-pronta ou algum fast-food. Não precisa nem comentar que esse tipo de comida não faz nada bem pra saúde, não é mesmo?

Então, defina um dia para planejar as refeições da semana. Escolha o cardápio para o café da manhã, almoço e jantar. Mas fique atento! O segredo de uma boa alimentação está nas escolhas. Por isso, cuidado com o excesso de carboidratos e açúcares. Priorize as frutas, verduras e legumes, porque esses alimentos são essenciais para quem quer ter uma alimentação saudável.

Se você tiver um tempinho a mais, aproveite para deixar as frutas e verduras lavadas e cortadinhas. Isso vai fazer você ganhar tempo no preparo das porções. O quanto antes você começar a organizar as suas refeições, logo você estará se alimentando melhor. Com essa dica, as comidas de rua e outros alimentos que não são bons pra saúde já não vão mais fazer parte da sua rotina.

2. Tenha um horário certo para se alimentar

De nada adianta ter um prato coloridíssimo, super rico em nutrientes, e não ter uma rotina alimentar. E agora entra a nossa segunda dica para ter uma alimentação saudável: faça suas refeições aproximadamente nos mesmos horários.

Se você tirar um tempo de qualidade para essas refeições, os ganhos à saúde vão ser tremendos. Isso porquê a saciedade será maior, ou seja, você não precisará comer muito para se sentir satisfeito. Além disso, com uma rotina alimentar, os riscos de adquirir uma síndrome metabólica como hipertensão, diabetes tipo 2 e obesidade são reduzidos. Viu como é importante ter um horário certo para se alimentar?

Ah, outra coisa! Nada de beliscar entre as refeições! Isso vai acabar atrapalhando o organismo. Ao invés de comer, faz o seguinte: assim que passar duas horas da última vez que você se alimentou, aproveite para tomar água. Isso sim vai ajudar, e muito, na sua nova rotina saudável.

3. Mude seu paladar

O grande impasse de quem quer ter uma alimentação saudável é aceitar os “novos” sabores dos alimentos naturais. Tem gente que acha que o que faz bem pra saúde nunca vai ser gostoso. Por isso que essa dica é tão importante. O que vamos falar agora vai te ajudar a ter sucesso nas outras grandes mudanças que você irá fazer.

Um dos maiores mitos que existem é que a comida saudável é sem graça. Na verdade, o problema não está nela, está em nós! O “gosto de nada”, que muita gente fala, está relacionado ao paladar que formamos com os nossos hábitos.

É muito simples entender isso: cada vez que a gente ingere algum alimento açucarado, por exemplo, nosso paladar vai se acostumando com aquele sabor. Sem perceber, começamos a precisar cada vez mais daquele nível de açúcar. É por isso que muita gente quando pede um suco de laranja ou de qualquer outra fruta, precisa adicionar vários saches de açúcar até chegar no “ponto”. Isso nada mais é do que um paladar adulterado!

Mas a boa notícia é que se você reduzir – ou eliminar –  o consumo dos alimentos ricos em açúcar, gordura e sal, como o chocolate, salgadinho, bolacha recheada, macarrão instantâneo, refrigerantes entre muitos outros, seu paladar vai começar a mudar! Em pouco tempo, você vai começar a descobrir novos sabores e ter prazer no sabor natural dos alimentos.

No começo vai ser bem difícil, mas você precisa ser persistente! E a próxima e última dica é sobre isso…

4. Seja determinado!

Falamos de 3 dicas básicas para começar a ter uma alimentação saudável. Mas nada disso vai dar certo se você não estiver determinado a realizar essas mudanças. No começo vai ser tentador não comprar aquele lanche na rua ou matar a sede com um refri bem gelado. Mas se você estiver bem convicto das mudanças que deseja para a sua vida, logo isso não será um problema!

Começando devagarzinho, colocando em práticas as dicas desse post, você vai conseguir. Assim será possível fazer grandes mudanças não só na alimentação, mas em todos os hábitos da vida. Se você estiver determinado a ter uma alimentação saudável, não vai ter fast-food que faça você cair!

Sabemos que comer de forma saudável não é algo que se conquista da noite para o dia, mas se você colocar em prática essas quatro dicas que passamos, pode ter certeza que será o começo de grandes mudanças.

Gostou desse post? Então compartilha ele com os seus amigos e comente aqui em baixo qual é sua maior dificuldade em ter uma alimentação saudável!

Voltar