Cardápio vegetariano COMPLETO para 7 dias

Você quer deixar a carne mas tem dificuldades para elaborar um novo cardápio? Então esse post é pra você!

Alessandra Guimarães

Jornalista e Gestora de Conteúdo

15 artigos


15 de abril de 2019

Segundo a última pesquisa IBOPE Inteligência, cerca de 30 milhões de brasileiros já não fazem uso da carne em sua dieta. Entretanto, muita gente ainda acredita, que uma alimentação sem carne, é deficiente de proteínas. Porém, este é um grande mito!

Mas, o obstáculo que muitos enfrentam ao decidir eliminar a carne da dieta, é encontrar variedades de prato que se enquadram no regime vegetariano.

Mas para resolver esse problema, nós pedimos para a nutricionista especializada em alimentação natural e vegetariana, Lilian Russo de Oliveira Duarte, montar um cardápio vegetariano completo para os 7 dias da semana!

Assim, a gente dá uma ajudinha pra você não ter que quebrar a cabeça pensando em opções para sua nova dieta! Olha que coisa boa! 😉

Mas, se você ainda tem dúvidas que uma dieta sem carne é o melhor caminho, este próximo tópico pode te ajudar.

Por que é importante PARAR de comer carne?

Aqui no blog, nós já mostramos quais sãos os 4 passos básicos para começar a ter uma alimentação saudável, e já deu pra ver que se alimentar melhor não é tão difícil assim. Mas, optar pelo vegetarianismo, é elevar a saúde à níveis mais profundos.

Sabe por quê?

Bom, a Organização Mundial da Saúde (OMS), já classificou o uso de carnes processadas – salsichas, linguiças, peito de peru – e carne vermelha como potencial causadora de câncer.

As carnes processadas estão classificadas no grupo 1 da organização (dividindo posição com o tabaco), pois já existem evidências suficientes de sua ligação com o câncer.

Já as carnes assadas em brasa ou defumadas, também prejudicam a saúde, pois liberam substâncias como a amina e o alcatrão (também encontrado no cigarro) que são altamente cancerígenas. Sendo assim, a organização tem procurado desestimular o consumo desses alimentos.

Por outro lado, outra preocupação mundial quanto ao consumo da carne, são os efeitos ao meio ambiente. Só para citar um dos vários motivos de como a dieta carnívora prejudica a natureza, vamos falar sobre a relação com a água!

Você sabia que na criação do gado para abate, a quantidade de água usada é 10 vezes maior do que o necessário para a plantação de cereais, que alimenta muito mais pessoas? Esse dado é bem preocupante, se pensarmos que em vários locais do mundo já existe crise hídrica.

Por isso que, parar de comer carne, não é apenas uma questão de saúde – que já seria um ótimo motivo! – mas é uma urgência para a preservação do planeta, para a nossa geração e as futuras.

Agora que ficou claro que parar de comer carne é uma escolha inteligente, sem mais enrolação, vamos ao cardápio!

Cardápio Vegetariano para 7 dias

 DOMINGOSEGUNDATERÇAQUARTAQUINTASEXTASÁBADO
DESJEJUMFrutas da Estação com AveiaFrutas da EstaçãoFrutas da Estação com LinhaçaFrutas da Estação com chiaFrutas da EstaçãoFrutas da Estação com GergelimFrutas da Estação com Quinua em Flocos
Pão de “Q”GranolaTapiocaPão IntegralMuesliMuffin integralBiscoito de Queijo Vegano
Leite VegetalPasta de Amendoim e MelPatê Vegetal ou Nutella Saudável
ALMOÇOSalada CruaSalada CruaSalada CruaSalada CruaSalada CruaSalada CruaSalada Crua
Couve RefogadaArroz IntegralArroz IntegralArroz IntegralArroz IntegralArroz IntegralArroz Integral
Arroz IntegralFeijãoStrogonoff de Soja ou Legumes com PalmitoFeijãoQuibe VegetalFeijãoFeijão
FeijoadaAlmôndega VegetarianaPurê de BaroaEnsopadinho de Grão de BicoOmelete com tomate, cebola e oréganoPanqueca de Grão de Bico e Palmito
FarofaBatata Corada com ErvasMedalhão de Lentilha
JANTARFruta CítricaFruta CítricaCreme de Lentilha com Tofu Defumado (ou páprica)Fruta CítricaFruta CítricaCaldo de Moranga com Semente de Girassol TostadaFruta Cítrica
Pão SírioPão IntegralSanduíche NaturalTorta de LegumesCachorro Quente com salsicha Superbom
Hommus (patê de grão de bico)Patê Vegetal

Vale dizer que, este é um cardápio sugestivo, ok? Ele não substitui uma consulta ao nutricionista, para que este profissional entenda as suas reais necessidades alimentares.

Programa 5 ao dia

A alimentação saudável deve ser rica em variedade e deve conter, principalmente, frutas e hortaliças, pois estes alimentos protegem o organismo de uma série de doenças como o câncer.

Sobre ter variedade no prato, as cores dos alimentos podem servir de orientação na hora da escolha. E é aí que entra o programa 5 ao dia, que começou nos Estados Unidos, mas tem ganhado força em outros países.

“O programa incentiva a importância de obter os pigmentos vermelho, amarelo ou laranja, roxo, verde e branco em nossas refeições”, afirma a nutricionista. Isso é importante porque é na variedade das cores que estão as vitaminas, os minerais e os fitoquímicos essenciais para a manutenção da saúde.

Então, escolha uma fruta ou verdura de cor diferente da refeição anterior. Logo, você vai ver como é fácil manter uma alimentação deliciosa e saudável. É na variedade de cores dos alimentos que você encontra saúde!

Esperamos que o cardápio vegetariano e as dicas deste post, seja uma mão na roda pra você ter sucesso na dieta sem carne.

Compartilhe esse post com outros amigos, e ajude outras pessoas a encontrar mais saúde!

Voltar