Andar de bike: 5 bons motivos + dica

Andar de bike emagrece, reduz o colesterol e auxilia o tratamento da depressão. Esses são alguns dos benefícios do pedal. Clica aqui e conheça os outros!

Colunistas

27 artigos


5 de abril de 2021

Durante a pandemia, andar de bike virou rotina para milhões de pessoas. Para evitar a aglomeração em transporte público, muita gente aderiu a bicicleta para fazer os percursos do dia.

Muitos começaram pela necessidade do momento. Mas será que andar de bike não é uma boa alternativa para quem procura saúde?

Afim de tirar essas dúvidas, nós chamamos a equipe do Seven Bikers, o ministério adventista de ciclismo que já conta com mais de três mil ciclistas, para listar 5 motivos que mostram o quanto andar de bike faz muito bem, não só pra saúde.

Vamos lá? 🚴🏻‍♀️

1) Andar de bike é sustentável

A ONU (Organização das Nações Unidas) elegeu a bicicleta como o transporte mais ecologicamente sustentável do planeta.

Afinal, a bicicleta é um meio de locomoção que não emite gases poluentes, melhorando os índices ambientais. Então quem opta por andar de bike está mostrando um cuidado com o meio ambiente.

Sem dúvidas, o esporte e o meio ambiente devem caminhar juntos. Por isso andar de bike é uma relação muito positiva para quem busca fazer a sua parte na preservação do planeta, melhorando o ambiente urbano.

Além disso, a dica pra quem quer incluir a bicicleta na rotina, é começar por trajetos curtos.

Use a bike para ir ao mercado, parque e outros locais que estão próximos de você. Com o passar do tempo, aumente o trajeto. Com certeza, aos poucos, a bicicleta será o seu principal meio de locomoção!

2) Melhora do bem-estar

Outro bom motivo para começar a andar de bike é porque a atividade promove o bem-estar. Isso mesmo: pedalar libera endorfina e serotonina, que são os “hormônios da felicidade”.

Com isso, é possível perceber uma melhora no humor e aumento na disposição para realizar outras atividades do dia. Consequentemente, andar de bike ajuda no tratamento contra a depressão e ansiedade, por conta da liberação dessas substâncias.

É claro, existem diversas atitudes para combater a depressão, mas sem dúvidas, andar de bicicleta é uma boa aliada na prevenção e tratamento dessas doenças emocionais.


Andar de bike: como escolher o pneu ideal?

3) Pedalar emagrece

Se acaso você ainda não se convenceu sobre as vantagens de andar de bike, certamente este motivo vai chamar sua atenção. Sim! Andar de bike emagrece!

Portanto, essa é uma excelente atividade para quem precisa eliminar peso. Além disso, andar de bike também fortalece os músculos das pernas e abdominais.

Mas vale destacar que uma alimentação saudável e equilibrada deve caminhar junto com a prática do pedal. Aí sim você terá excelentes resultados!

4) Sistema imunológico jovem

Um estudo publicado pela revista científica Aging Cell, em 2018, mostrou que andar de bicicleta reprimi os efeitos do envelhecimento e rejuvenesce o sistema imunológico.

A saber, a pesquisa mostrou que apesar do envelhecimento, ciclistas amadores mantiveram preservadas a força e a massa muscular. O estudo foi realizado com homens e mulheres de 55 a 79 anos.

Além disso, os cientistas também perceberam nesses ciclistas que, o órgão que produz células da imunidade, o timo, continuou produzindo a mesma quantidade de células que um corpo jovem produz.

Ou seja, a prática regular de exercícios (e nessa pesquisa foi analisado o ciclismo), independente da idade, fortalece o corpo e produz resultados impressionantes, principalmente na terceira idade.


Lubrifique corretamente as correntes da sua bike!

5) Reduz o colesterol

Além desses bons motivos para andar de bike, é interessante destacar esse: o ciclismo acelera a remoção do colesterol ruim.

Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto do Coração (InCor), a substância em ciclistas é queimada cinco vezes mais rápido do que em sedentários.

Em outros estudos do mesmo departamento, foi apontado que a prática do ciclismo fez diminuir os níveis do triglicérides (gorduras no organismo) no sangue dos ciclistas. Cerca de três vezes mais rápido.

Dica para se tornar um ciclista de uma vez por todas!

Em 2021, o Seven Bikers lançou a campanha New Start Mobility com o objetivo de influenciar ciclistas a realizarem um pedal consciente. E junto com a gente do Quero Vida & Saúde, desafiamos nosso público a começar andar de bike nesse ano, e cumprir um desafio!

O objetivo é pedalar mil km, 3 mil km ou 5 mil km até julho. O ranking será gerenciado dentro do aplicativo Strava, uma rede social de monitoramento de atividades físicas.

O app é grátis e está disponível para sistema Android e iOS. Ali você pode registrar os pedais que fizer e acompanhar o desenvolvimento dos seus amigos! 🚴

1 mil km (https://www.strava.com/clubs/qvs_7B_1K)

3 mil km (https://www.strava.com/clubs/qvs_7B_3K)

D5 mil km (https://www.strava.com/clubs/qvs_7B_5K)

Desafio Pedal - Quero Vida & Saúde

Por Sabrina Girotto. Revisado por Marcela Borges, enfermeira e mestre em Saúde Pública.

Voltar