Ceia de natal vegana: 3 receitas incríveis (salgada e doce)!

Quer uma ceia de natal vegana que fará o maior sucesso? A chef de cozinha Nanny Vitorino montou um cardápio maravilhoso que esbanja sabor e criatividade!

Alessandra Guimarães

Jornalista e Gestora de Conteúdo

13 artigos


21 de dezembro de 2018

O natal é uma das melhores épocas do ano! Mas pra quem quer manter uma rotina alimentar sem produtos de origem animal, essas datas comemorativas podem colocar tudo a perder. Por isso decidimos fazer esse post com três receitas incríveis para uma ceia de natal vegana!

Convidamos a chef de cozinha, especializada em culinária vegana, Nanny Vitorino, do @papilasedelicias, para nos ajudar a montar um cardápio super saudável e delicioso para a celebração de natal! E aqui vai um alerta: as próximas imagens dão água na boca!!!

Ceia de natal vegana: Salpicão festivo

O salpicão é muito requisitado na ceia de natal. A receita abaixo, preparada pela chef Nanny Vitorino, traz a opção vegana deste prato que já é um sucesso natalino. Abaixo você também vai aprender como preparar uma maionese caseira sem ingredientes de origem animal. Então, mãos a obra!

Ingredientes para o salpicão vegano:

2 xícaras de hambúrguer de soja vegano ou frango de proteína de ervilha da Superbom
1 xícara de repolho branco cortado bem fininho
1/2 xícara de repolho roxo cortado bem fininho
1 xícara de cenoura ralada (crua)
1 xícara de batata inglesa em cubinhos 
1/2 xícara de maionese vegana caseira*
1/2 xícara de ervilha fresca (congelada) 
1/2 xícara de milho verde (de latinha cozido no vapor ou in natura, cozido na água)
1/4 de xícara de talo de salsão cortado em cubinhos bem pequenos
1/4 de xícara de azeitona verde picada
1/4 de xícara de cheiro verde picado
1/4 de xícara de uva passa ou cramberry seca
Suco de 1/2 limão
1/2 colher (chá) de gengibre fresco ralado
2 colheres (sopa) de xerém (corte miudinho) de castanha de caju (opcional)
1/2 colher (chá) de tempero lemon pepper
1/4 colher (chá) de cúrcuma
Sal rosa a gosto
Azeite a gosto
Batata palha extra fina para decorar

*Receita maionese vegana:

200g de tofu
1 colher (chá) de cebola em pó
1/4 colher (chá) de alho em pó
1 colher (chá) de sal
2 colher (sopa) de extrato de soja em pó
1 colher (sopa) de mostarda (opcional)
1/4 xícara de azeite de oliva
Suco de 1 limão

Como preparar:

Coloque o tofu, a cebola, o alho, o sal, a mostarda e o extrato de soja no liquidificador e pulse até misturar todos os ingredientes. Ligue o liquidificador na velocidade máxima e despeje o azeite em fio, bem vagarosamente, até formar um creme liso e brilhante. Adicione o suco de limão de uma só vez e desligue o liquidificador imediatamente. Refrigere e sirva.

Voltando ao salpicão, cozinhe no vapor…

  • O hambúrguer em tirinhas durante 3 minutos;
  • O repolho branco e o repolho roxo (separadamente), durante 2 minutos. Depois resfrie na peneira cada um deles com banho de água gelada. Depois escorra;
  • A bata inglesa em cubinhos, durante 6 a 7 minutos, até ficar macia mas sem desmanchar;
  • A ervilha, por 2 minutos.

Instruções de montagem do salpicão vegano:

Num recipiente, misture todos os ingredientes, menos a maionese. Verifique o sal e corrija se for necessário. Acrescente a maionese e misture tudo. Se desejar um salpicão mais molhado, acrescente mais maionese. Leve para geladeira e na hora de servir decore usando batata palha. O nosso foi decorado com batata palha, castanha de caju e salsinha.

Shiitake recheado

Esta é outra opção para a ceia de natal vegana. O cogumelo shiitake é uma excelente fonte de proteína vegetal, ideal para quem não quer usar carne no jantar natalino. Além de ser rico em nutrientes, o shiitake é delicioso e fácil de preparar.

Ingredientes para o shiitake recheado:

18 unidades de shiitake seco
1/2 abóbora cabotiá bem madura
1/2 colher (chá) de alho em pó
1 colher (chá) de cebola em pó
600ml de água
Alho espremido
Pitada de noz moscada ralada
Sálvia fresca bem picadinha
2 dentes de alho espremidos
Sal rosa

Como preparar:

Coloque o shiitake seco em uma panela e adicione a água. Leve ao fogo médio e deixe por 10 minutos após levantar fervura. Desligue, retire os cogumelos da água e deixe-os numa peneira para escorrer e esfriar. Se quiser, guarde a água do cozimento para o preparo de sopas ou risotos (ela também pode ser congelada).

Quando os cogumelos estiverem frios, esprema um a um apertando com as mãos para retirar o excesso de água. Em seguida, numa frigideira ampla e de preferência, antiaderente, coloque um fio de azeite, o alho espremido e refogue o alho.

Acrescente os cogumelos, sal e vá salteando até que todos os cogumelos estejam temperados. Reserve. Cozinhe a abóbora no forno, ou no microondas por 10 minutos, sem água. Quando estiver cozida, raspe a polpa com uma colher e vá colocando em um recipiente até restar somente a casca.

Tempere com azeite, sal, sálvia, alho e cebola em pó e noz moscada. Misture bem. Coloque o purê em um saco de confeitar com bico pitanga e recheie todos os shitakes. Finalize com algum tipo de decoração. Na foto fizemos flor de fitas de cenoura cozidas no vapor e entoladas para formar a rosa.

Peras ao “vinho” (suco de uva tinto)

A chef Nanny Vitorino também nos ensinou uma opção de sobremesa para a ceia de natal vegana. Ela escolheu uma receita do livro da sua irmã, Ellen Vitorino, Sabores Vegetarianos, da Editora Europa.

Essa sobremesa é uma excelente escolha por vários motivos: ela é acessível, mas ao mesmo tempo elegante. Além disso, é muito refrescante, ideal para esta época do ano. E por fim, é de fácil preparo! Em 20 minutinhos você terá um prato que fará o maior sucesso na celebração!

Ingredientes para as Peras “ao vinho”:

600ml de suco de uva
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 pau de canela
8 cravos da índia
3 peras portuguesas descascadas (precisa ser essa qualidade de pera por causa da consistência)
1 colher (sopa) de amido de milho
1/4 de xícara de água para dissolver o amido de milho
Chantilly vegano de coco*

*Receita chantilly vegano:

3/4 de xícara de leite de coco congelado por no mínimo 4h
3/4 de xícara de açúcar demerara (bata antes no liquidificador para ficar mais fininho)
1 1/2 colher (sopa) de emulsificante (sem origem animal)
Suco de 1 laranja peneirado
Gotas de baunilha para dar sabor
Raspas de limão (opcional)

Como preparar:

Retire o leite de coco do freezer, solte do recipiente e pique em pedaços pequenos. Leve para o recipiente da batedeira planetária, com o batedor de globo. Acrescente o emulsificante, o suco de laranja e vá adicionando o açúcar aos poucos com a batedeira ligada em velocidade média. Bata até completar 3 minutos.

Quando o açúcar estiver todo encorpado e a mistura começar a dobrar de volume, bata por mais 6 a 8 minutos, em velocidade máxima. Quando formar ponto de pico (quando o chantilly fizer um bico firme), está pronto. Coloque na manga de confeitar e dê asas à imaginação para decorar sua sobremesa!

Importante: Por ser vegano, este chantilly só serve pra ser feito e consumido na hora ou no mesmo dia. Não serve para guardar, pois não mantém a estrutura.

Voltando a sobremesa de Peras ao “vinho”… 

Como preparar: 

Lave e descasque as peras com descascador de legumes, para tirar a casca bem fininha. Reserve. Em uma panela alta e estreita, coloque o suco de uva, o açúcar mascavo, a canela e os cravos. Misture e adicione as peras descascadas.

Se possível mantenha as peras em pé, assim elas cozinharão e ficarão coloridas por igual. Se as peras não couberem em pé, vá virando para que cozinhem por igual e obtenha uma coloração uniforme. Cozinhe por 15 a 20 minutos em fogo médio com a panela tampada.

Desligue o fogo, retire as peras e leve para gelar e depois retire a canela e os cravos. Dissolva o amido na água, acrescente na panela, ligue o fogo e deixe a calda engrossar por 3 minutos. Desligue.

Coloque a calda em outro recipiente e leve para gelar. Sirva a pera inteira ou fatiada, com a calda e um pouco de chantilly vegano.

É isso! Com essas receitas a sua ceia natalina será um sucesso! Ah,  e lá no Facebook e no Instagram do Papilas & Delícias você encontra um cardápio completíssimo, com muitas outras receitas para uma ceia de natal vegana.

Tem alguma outra receita vegana ou vegetariana que você quer aprender? Então conta aqui pra gente nos comentários!

Voltar