Como cuidar da pele no inverno: 5 dicas

Veja como cuidar da pele no inverno e evitar o ressecamento, garantindo a boa saúde da pele nesta época do ano.

Alessandra Guimarães

Jornalista e Gestora de Conteúdo

31 artigos


6 de julho de 2020

Na época do frio a pele, que é o maior órgão do corpo humano, acaba sofrendo por conta do ressecamento. Por isso, é bem importante cuidar da pele no inverno!

Mas antes de explicar como cuidar da pele nesta estação, é importante dizer que a pele basicamente é constituída por três camadas: epiderme, derme e hipoderme.

A camada mais profunda é a hipoderme, formada essencialmente por células de gordura. Esta camada participa do controle da temperatura corporal.

Já a derme é onde encontramos a elastina e o colágeno, responsáveis pela elasticidade e a sustentabilidade da pele.

Por fim, a epiderme, a camada mais externa, que consiste em uma barreira de proteção natural contra agressões externas pois fica em contato com o ambiente. Ou seja, ela é a uma barreira que protege o corpo de agentes externos.

No caso, para manter a saúde da pele no inverno, é preciso ter um cuidado redobrado com a epiderme.

Imagem informativo sobre as três camadas que compõem a pele
Camadas da pele: entenda como cuidar da pele no inverno

Por que a pele resseca no inverno?

Antes de saber como cuidar da pele no inverno, é importante entender o que causa o ressecamento e o aspecto esbranquiçado na pele.

Primeiro, por conta do clima seco e frio, a transpiração do corpo diminui, o que reduz naturalmente a hidratação do corpo.

Além disso, para fugir do frio, as pessoas tomam banhos mais quentes, que provocam a remoção natural da oleosidade da pele, resultando no seu ressecamento.

Fora isso, no inverno as pessoas tendem a diminuir a ingestão de água, o que prejudica a saúde da pele, pois a água é responsável por manter a pele macia e elástica.

Não só isso, a água faz parte das 8 importantes atitudes para ter saúde. Ela é essencial em todas as épocas do ano, principalmente no inverno.

As características da estação – vento, clima seco e baixas temperaturas – e os hábitos citados acima levam a destruição do manto lipídico, que é a película que protege a epiderme. Por isso a pele resseca no inverno!

Veja então como cuidar da pele no inverno!

5 dicas para cuidar da pele

O inverno é uma época que colabora para que a pele fique mais sensível e suscetível ao ressecamento e descamação, por isso é importante intensificar a rotina de cuidados com a pele durante esta época. Se você colocar em prática estas dicas, sua pele irá esbanjar saúde neste inverno.

Cuidar da pele no inverno: veja como evitar o ressecamento

Use hidratante diariamente

Existem diversos tipos de pele – normal, seca, oleosa ou mista -, mas independente da característica da pele é fundamental reforçar a hidratação do corpo e do rosto durante o inverno.

Aproveite o vapor do banho para passar o creme, pois esta “fumacinha” ajuda na penetração do hidratante na pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, para peles oleosas e com acnes é bom evitar hidratante comum no rosto. É recomendado usar hidratante “oil free” (formulado com quantidade mínima ou zero de óleo) nas áreas de maior oleosidade como rosto e tórax.

Outra dica também é usar hidratante específico para os lábios para evitar as rachaduras. Pois a região da boca também sofre com as temperaturas baixas.

Controle o tempo e a temperatura do banho

Apesar do frio pedir um banho bem quentinho, essa é uma das práticas que acaba com a saúde da pele. Então, para cuidar da pele no inverno, o banho não deve ser muito quente e nem demorado.

Caso contrário, a pele passará por desidratação, causando ressecamento e agressão para esta camada protetora. Além disso, o banho quente causa o envelhecimento precoce da pele.

Evite o uso de buchas ásperas e o ensaboamento prolongado, pois também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico, que é o hidratante natural do corpo.


Os benefícios do banho quente e frio

Tome água

Já falamos acima que a água é fundamental para a pele em todas as épocas do ano, principalmente no inverno. Porém, quando chega o frio, a ingestão de água diminui e a saúde da pele é seriamente comprometida.

No entanto, a hidratação ideal para o corpo é uma junção do uso de hidratante e ingestão de água. No caso, o hidratante vai agir na camada externa da pele, e a água nas camadas internas.


Para cuidar da pele beba água constantemente

Assim, no inverno, para ter uma pele saudável e bonita, tomar água é fundamental. Uma pele macia e elástica é consequência de um corpo hidratado.

Para alcançar esta meta, procure ter uma garrafinha com água por perto ou espalhadas nos ambientes do seu dia. Ou ative alarmes no seu celular como uma forma de lembrete para beber água.

Se você se preocupa em cuidar da pele durante o ano todo, então beber água frequentemente é o caminho. 😉

Se alimente bem

O que você come também influencia na saúde da pele. Uma alimentação rica em legumes, frutas e hortaliças contribui para o bom aspecto da pele.

As vitaminas e minerais encontradas nestes alimentos, são responsáveis por combater o envelhecimento da pele e melhorar sua elasticidade.

Para ter a pele bonita no inverno – e durante o ano todo – adicione a soja na dieta. Este alimento é rico em isoflavonas, substância que evita o ressecamento da pele e também contribui para a elasticidade deste órgão.

Ingredientes ricos em vitamina E, selênio e antioxidantes como castanhas, nozes, amêndoas também deixam a pele saudável e bonita!

A alimentação correta também é responsável por construir um sistema imunológico forte, que é essencial para atravessar o inverno com saúde!

Protetor solar, mesmo no inverno

Pode soar estranho usar protetor solar durante o frio, porém mesmo no inverno há alta incidência de raios solares (UVA e UVB).

Porque mesmo em dias nublados, o sol continua lá e é tão prejudicial quanto no verão se você não proteger sua pele de forma adequada. Por isso, o uso de protetor solar no inverno deve continuar!

A radiação sob a pele não protegida é responsável por causar flacidez, envelhecimento precoce, manchas, queimaduras e câncer de pele.

Então mesmo no inverno proteja o seu rosto e outros locais específicos que ficam em contato direto com o sol, como mãos e braços.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é importante retocar o protetor solar a cada duas horas. Além disso, o fator de proteção (FPS) tem que ser no mínimo 30.

Para o rosto, use o protetor solar para esta área específica. E se a pele for oleosa, opte por protetor solar “oil free” ou toque seco.

Siga nosso perfil @querovidaesaude e veja mais dicas sobre saúde!

*Artigo supervisionado pelo médico Alexandre Magno, CRM 149.444

Voltar