O câncer de próstata começa pela boca

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta o câncer de próstata como o segundo mais comum entre os homens. Sem dúvidas, um diagnóstico que ninguém quer receber. Ao mesmo tempo, por que cuidar da saúde é uma das últimas preocupações dos homens? Mas infelizmente, só neste ano, mais de 66 mil homens vão receber a […]

Alessandra Guimarães

Jornalista e Gestora de Conteúdo

36 artigos


24 de novembro de 2021

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta o câncer de próstata como o segundo mais comum entre os homens. Sem dúvidas, um diagnóstico que ninguém quer receber. Ao mesmo tempo, por que cuidar da saúde é uma das últimas preocupações dos homens?

Mas infelizmente, só neste ano, mais de 66 mil homens vão receber a notícia que possuem câncer de próstata.

No entanto, essa realidade pode ser diferente. Alguns hábitos de vida promovem o afastamento de um diagnóstico como esse e outros tantos.

Por exemplo, segundo o Inca, alguns alimentos podem ajudar a proteger o corpo contra o câncer. Então sim, é possível evitar o câncer a partir da alimentação.

No caso, uma alimentação rica em comida in natura – ou seja, no seu estado original ou minimamente processada – como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e leguminosas podem prevenir várias o câncer de próstata e outros tipos de doenças.

Da mesma forma, alguns alimentos contribuem para o desenvolvimento do câncer de próstata e outros problemas. Por exemplo, alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumir ou aquecer; ou ainda, bebidas açucaradas, como os refrigerantes, são alguns dos alimentos que são inimigos da saúde!

Fast-food
Evitar alimentos ultraprocessados é uma das formas de se proteger do câncer

Câncer de próstata e alimentação

Conforme já mostramos, uma boa alimentação ajuda a prevenir o câncer de próstata. No entanto, o contrário é verdadeiro também˜!

Nesse sentido, estudos apontam que consumir grandes quantidades de produtos lácteos pode aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata.

De acordo com pesquisas publicadas no Journal of Nutrition, beber leite integral pode aumentar o risco de progressão para câncer de próstata fatal.

Mesmo o consumo de leite desnatado e com baixo teor de gordura, há risco de aumento do estágio da doença. Então, se você gosta de leite, opte pelos leites vegetais, como de arroz, soja e castanha-de-caju.

Além do leite, outros alimentos que devem ser definitivamente evitados, como:

  • Carne vermelha
  • Carnes processadas
  • Consumo de álcool
  • Gorduras saturadas

Em contrapartida, outros alimentos devem ser usados abundantemente na sua dieta: brócolis, tomate, feijão, amendoim e lentilhas! Eles contêm compostos vegetais biologicamente ativos, conhecidos como fitoestrogênios.

Um estudo mostrou que homens que comeram mais fitoestrogênios tiveram um risco 20% menor de câncer de próstata do que o grupo com a ingestão mais baixa. 

Além disso, alimentos à base de licopeno, substância natural que dá a cor vermelha ao tomate, goiaba, rabanete, melancia e entre outros, colabora para a prevenção do câncer de próstata, pois é rico em antioxidante (neutraliza os radicais livres, que promovem o envelhecimento celular).

Outro aspecto importante sobre este assunto é que a alimentação não ajuda apenas na prevenção, mas também atua nos efeitos do tratamento de qualquer doença.

Por fim, você que é homem, se preocupe com sua saúde! Tem muita gente que te ama e quer te ver bem!

Voltar