Oportunidade em tempo de crise: para pensar

Estamos vivendo um tempo de crise. Porém, mesmo quando tudo parece estar fora do normal, existem grandes oportunidades de crescimento.

Colunistas

18 artigos


17 de abril de 2020

De uma hora para outra a expressão “tempo é dinheiro” deu lugar àquilo que realmente importa: a preservação da vida. E junto com essa nova forma de pensar a vida, nos deparamos com novas oportunidades. Ou melhor, oportunidades em tempo de crise.

Bom, fato é que a correria, o trabalhar desenfreado, as viagens, os times de futebol e tantas outras coisas, perderam a relevância em meio ao desejo de estar perto das pessoas que mais importam.

E se antes o tempo era escasso para essas coisas, hoje, ele é preciosíssimo. Até mesmo a espiritualidade e os valores humanos passaram a ter mais sentido, não é mesmo?

Particularmente, estou trancafiado em um apartamento e da janela fico olhando para o horizonte e a natureza.

Enquanto observo os pássaros voando sobre a cidade rodeada de árvores e penso: “quem dera eu pudesse voar e ter a sensação dessas criaturas que agora invejo!”

Na verdade, eu não preciso voar, mas tão somente pudesse andar pelas ruas e cumprimentar as pessoas como antes!

Tempo de crise e reflexões

É verdade que, assim como eu, milhões de brasileiros estão enclausurados em suas casas. Quem algum dia imaginou viver em dias assim?

Ao mesmo tempo, muitos desses milhões planejaram passar tempo com a família e nunca concretizaram, alegando diversos motivos. E ficou claro agora que perdemos grandes oportunidades.

Olha, sei que o momento não é dos melhores para aquilo que você idealizou. De fato, estamos vivendo um tempo de crise!

No entanto, tornou-se imprescindível, mais do que nunca, usar este momento para alinhar o que estava desalinhado com respeito ao tempo investido em pessoas, ou seja, no que realmente importa.

Porque na ambição de conquistar o máximo de coisas, nem sempre sobra tempo para aproveitar a vida.

Assim, na ânsia de juntar o máximo que pode, o tempo cessa e tudo se torna vaidade como bem disse o sábio Salomão:

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou…” Eclesiastes 3:1,2

Ou seja, para tudo há um tempo determinado! Mas se você está tendo dificuldades em lidar com este tempo de crise, aqui está uma dica do psiquiatra César Vasconcellos pra lidar com a ansiedade e preocupações neste período:


Tempo de recomeçar

Inegavelmente, esse tempo de crise é o momento para cada um rever suas prioridades fazendo uma simples pergunta: será que vale a pena continuar escravo do trabalho, das ambições, das metas? Imagino que toda esta crise nos mostra o contrário.

Dessa forma, o aprendizado que vamos colher desta pandemia é que a qualquer momento tudo pode findar! Seja por uma fatalidade ou até mesmo por um ínfimo vírus que viaja quilômetros de distância e devasta o mais precioso no ser humano – o viver, o respirar e o relacionar. E a pergunta é: terá valido a pena?

Por isso, use este momento para refletir sobre a vida e suas prioridades. Também seja – ou aprenda a ser – solidário com as pessoas, a ter paciência e desenvolver confiança em Deus.

Já que este é um tempo de crise e reclusão, reflita sobre o cuidado de Deus sobre sua vida e sua família. Perceba o quanto Ele tem guiado seu trabalho, seus sonhos, seus ideais.

Além disso, use este tempo como uma grande oportunidade para rever as prioridades, valorizar as pessoas, aprender coisas novas e exercer a fé em Deus.

Em breve, estaremos como os pássaros, com seus bandos, com a vida em comunidade novamente. Mas que nem tudo volte como era antes!

Pois se for assim, o tempo de quarentena não terá ensinado nada. Então, quando a vida voltar a sua rotina, que você e suas prioridades sejam outras.

A crise faz doer, mas também ensina.

“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa”. Isaías 41:10

Pastor Célio Barcellos

Voltar