Ser grato faz bem pra saúde

Comece um novo ano colocando em prática o que pode mudar a sua vida: a gratidão.

Alessandra Guimarães

Jornalista e Gestora de Conteúdo

34 artigos


30 de dezembro de 2019

Você costuma exercer a gratidão no seu dia a dia? Parece algo simples, mas ser grato faz bem pra saúde!

Por isso, a gratidão deve ser exercitada diariamente, intencionalmente. Não por uma questão de educação – porque praticar a gratidão vai além do “muito obrigado”, – mas ser grato faz bem pra saúde como um todo.

Mas antes de descobrirmos os benefícios de ser grato diariamente, faça um teste pessoal para saber se a gratidão na sua vida já é uma realidade ou não.

Faça o seguinte: ao final do dia, encontre três motivos para agradecer. Mas fale esses motivos em voz alta e explique o porquê dessa gratidão.

Bom, se for difícil encontrar esses três motivos, provavelmente a sua balança que mede quão grato você é está um pouco desregulada.

Isso acontece porque estamos condicionados a sermos gratos por coisas grandes: aumento de salário, viagem, novo emprego, relacionamentos.

Porém, ao agradecer pelo “simples” – chegar ao trabalho em segurança, ver os filhos acordando, preparar uma boa refeição, etc – nossos olhos sobre a vida mudam.

Encontre três motivos pelos quais você é grato hoje. Este é um exercício eficaz para praticar a gratidão diariamente.

Gratidão é fundamental para a saúde mental

Veja bem, já entendemos que ter motivos para agradecer não ocorre apenas quando grandes coisas acontecem, certo?

Pois então, viver em gratidão – seja por algo grande ou pequeno – é consumir doses diárias da felicidade.

Com isso, sua vida ganha um novo propósito. Você começa a ver beleza no que é normal e corriqueiro: como um encontro por acaso com alguém querido, o vento batendo nas roupas para secar, etc.

Por conta deste novo sentido de vida, o estresse, a depressão, raiva, vingança e outros sentimentos negativos dão lugar para a esperança, fé, alegria, paz e outros sentimentos.

Acreditar que tudo é um presente da vida – e que a própria vida é uma grande dádiva – é um importante ingrediente para a construção da felicidade. Principalmente numa época em que o suicídio tem feito tantas vítimas.

Ser grato faz bem pra saúde física

Exercer a gratidão é saborear cada dia de forma única, como um grande presente que você recebeu. E pensar desta forma não muda apenas a saúde mental, mas a física também.

Segundo um estudo da American Psychological Association (Sociedade Americana de Psicologia, em português), pacientes cardíacos que demonstravam mais gratidão, possuíam menos inflamações no organismo.

Com isso, os especialistas viram melhoras na qualidade do sono, fadiga e humor. Neste estudo, os especialistas concluíram que, sem dúvidas, ser grato faz bem pra saúde do coração.

Neste mesmo estudo, na segunda fase, os pesquisadores decidiram implementar o diário da gratidão, um caderno onde todas as noites os pacientes escreviam os motivos do dia por serem grato.

Com esta técnica, os pesquisadores também viram melhores resultados! O risco cardíaco deste grupo diminuiu, proporcionando mais saúde para os pacientes.

Novo ano, novas atitudes

Bom, um novo ano começou e se você deseja que este seja melhor do que 2019, decida ser grato sobre todo e qualquer circunstância.

Para isso, abandone o negativismo, as reclamações, as intrigas e outras atitudes que têm prejudicado sua saúde como um todo.

Inclua a força da gratidão pelo simples, pelo comum e pelas coisas grandes também do seu dia a dia.

O importante é fazer do espírito de gratidão um hábito. E que em 2020 você mude a lente na qual enxerga o mundo!

Este texto te ajudou? Então compartilha!

Voltar