Como ter saúde espiritual?

A saúde espiritual impacta a vida como um todo, por isso é bem importante o desenvolvimento espiritual para a manutenção do bem-estar. Veja como fazer isso!

Alessandra Guimarães

Jornalista e Gestora de Conteúdo

34 artigos


29 de setembro de 2020

Muito se fala sobre a saúde do corpo e a saúde mental. Mas você já parou pra pensar sobre a saúde espiritual e o que ela pode trazer para a sua vida?

Antes de tudo, entenda que, para a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Isto significa que o sofrimento não se reduz apenas às questões físicas mas todo o ser: espírito, mente e corpo.

E cada área influenciará a outra de forma positiva ou negativa, dependendo do cuidado tomado.

Portanto, é essencial considerar todas as áreas que formam a “saúde completa”, uma vez que a doença não atuará apenas no nível físico, mas também no nível espiritual e emocional.

Aliás, quando falamos em saúde espiritual, nos referimos à busca de sentido, propósito e significado na vida.

Independente da sua crença, sem dúvidas, você tem (ou já teve) indagações que buscam estas respostas: qual é o propósito da minha vida? De onde venho? Para onde vou? O que acontece após a morte?

Surpreendentemente, quando estas perguntas tiverem as respostas certas, você poderá experimentar paz, integridade, esperança e conforto ao enfrentar os momentos mais difíceis.

Assim, ao atingir este estado de saúde espiritual, você experimentará a recuperação da saúde e bem-estar geral. E acredite: até o seu sistema imunológico será impactado positivamente.

7 aspectos fundamentais para a saúde espiritual

No geral, existem 7 aspectos fundamentais para o bem-estar espiritual, essenciais para que um indivíduo desfrute de saúde espiritual. São eles:

  • AMOR: Todos nós precisamos amar e ser amados. Isto engloba todos os outros. Praticar o amor é fundamental para a saúde espiritual.
  • PESSOAL E RELACIONAL: Todo ser humano tem a necessidade de ser reconhecido como uma pessoa, tendo seus pensamentos, sentimentos e decisões respeitados. Além disso, individualmente, o reconhecimento da identidade e o sentir-se útil também são fundamentais para a construção da saúde.
  • SIGNIFICADO: É a necessidade que todo ser humano tem de encontrar sentido na vida, mesmo quando é hora de partir. Mas independente do momento de vida, encontrar sentido ou propósito faz parte da construção da saúde espiritual, porque isso renova a esperança e promove uma atitude capaz de enfrentar as dificuldades de uma maneira positiva.
  • ESPERANÇA: A esperança tem grande influência no bem-estar de uma pessoa, uma vez que proporciona a oportunidade de resignificar os eventos traumáticos do passado e seguir em frente. A esperança neste processo se torna uma fonte de crescimento pessoal.
  • VALORES MORAIS: Não ser coerente com suas próprias crenças ou valores, pode trazer culpa ou remorso. Por outro lado, tomar decisões em favor de seus valores e/ou crenças, promove a paz interior, ou seja, uma consciência limpa, livre de culpas e aberta ao perdão.
  • EMOÇÕES: Expressar as emoções, angústias, medos e a incerteza sobre o futuro é um processo terapêutico. Isso gera paz espiritual e faz toda a diferença na construção da saúde espiritual.
  • RELIGIOSIDADE: Independentemente de sua religião ou prática espiritual, desenvolver a espiritualidade através da prática de crenças (individuais ou coletivas), com ritos e celebrações, e exercer a confiança em Algo superior faz parte do desenvolvimento da saúde do espírito.

Saúde espiritual e a confiança em Deus

Dicas para desenvolver o bem-estar esporitual

Por fim, alcançar o bem-estar espiritual é um processo que dependerá da satisfação das necessidades espirituais que acabamos de mencionar.

Mas como todos os processos, requer tempo e esforço. E dependerá da experiência pessoal de cada um.

Entretanto, há algumas dicas práticas que eu gostaria de recomendar sobre pontos que envolvem a saúde espiritual.

Primeiro, é sobre a fé. Ela é uma atitude que faz com que as pessoas confiem e acreditem que algo melhor virá. A esperança é alimentada pela fé.

Além disso, essa atitude é tão positiva que diversos estudos apontam a fé como um elemento fundamental para a cura de doenças físicas. Por isso desenvolvê-la é muito importante!

Então busque desenvolver a sua fé todos os dias. Esta decisão impactará a sua saúde como um todo.

Outra dica, faça uso do recurso da oração. Pode ser que você conheça este ato por outro nome: prece, reza, meditação.

Mas independente do nome que você usa, tire alguns momentos no seu dia para dialogar com Deus, com o Transcendente. Você vai ver como isso muda o dia, a rotina!

Aliás, em época de Covid-19, a oração tem sido uma grande aliada para enfrentar o caos da pandemia.

Terceira dica para desenvolver a saúde espiritual plenamente: pratique o serviço ao próximo.

Encontre alguém para dar apoio, para ajudar e oferecer suporte. Pode ser atendendo necessidades materiais ou se colocando disponível para ouvir e conversar.


Saúde espiritual e a gratidão

Por último, seja grato pelo que você tem (mesmo que seja pouco) e por quem você tem.

De fato, agradecer àqueles que sempre estiveram presentes ou simplesmente agradecer por esses pequenos atos de vida fazem a diferença.

A saber: a gratidão renova o espírito, ajuda no sentimento de satisfação com a vida. Com isso, gratidão faz bem para a saúde!

Portanto, se você quer ter saúde espiritual para vivenciar um bem-estar completo decida hoje mesmo desenvolver todos estes aspectos que você aprendeu hoje.

O que você achou deste artigo? Deixe seu comentário!

Soledad Marisol Araujo, capelã do Sanatório Adventista del Plata

Voltar