Oração: auxílio em meio ao caos

A oração é um meio eficiente de encontrar paz em meio as dificuldades e medos quanto ao futuro.

Alessandra Guimarães

Jornalista e Mestre em Comunicação pela Cásper Líbero

43 artigos


20 de maio de 2020

Quando o novo Coronavírus invadiu o mundo, o maior buscador da Internet, o Google, registrou um aumento expressivo de buscas pelo termo “oração”.

A saber, desde que a empresa começou a colher os dados de busca dos seus usuários, nunca antes houve tanta procura por este tema.

Sem dúvidas, não está sendo fácil atravessar esta nova realidade: o isolamento social, o medo pelo futuro, e as implicações financeiras que o vírus trouxe são alguns dos pontos ligados a pandemia.

Da mesma forma, os registros do Google nos mostram que, em meio a pandemia e as incertezas que ela trouxe, milhões de pessoas estão buscando conforto por meio da oração.

Mas, afinal…

O que é oração?

Buscar diálogo com Alguém superior pode ter muitos nomes. Além de oração, alguns chamam este ato de reza, prece ou súplica.

Porém, independente do nome atribuído, o mais importante é entender o que realmente significa orar.

Com certeza, a filosofia, a teologia e outras ciências possuem uma explicação sobre o que significa a oração ou como ela deve ser feita.

No entanto, existe uma frase, de uma escritora norte-americana, Ellen White, que resume bem o que a oração – de fato – é:

“A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo”! ❤️

E, verdade seja dita, como é bom ter uma pessoa confiável para abrir o coração, dividir as alegrias e tristezas da vida.

Consequentemente, entendemos que é por meio da oração que o relacionamento com Deus é construído.

Assim sendo, quanto mais tempo conversamos com Deus, mais perto ficamos Dele.


A oração mais conhecida: Pai nosso que estás nos Céus

Como a gente deve orar?

A Bíblia Sagrada traz inúmeros relatos de pessoas que oravam frequentemente a Deus.

O mais interessante é ver que a possibilidade de orar, de falar com Deus, não está restrita a um grupo de pessoas somente.

Pelo contrário, a oração é um meio de conversar com o Divino que foi disponibilizado para quem quiser usar.

Independente de ser religioso ou não, frequentador de igreja ou não, o acesso a Deus por meio da oração está disponível para TODOS.

Da mesma forma, não existe um local, hora ou palavras que devem ser usadas em oração. Toda hora e todo lugar pode ser um momento para conversar com Deus.

Está lembrado que orar é como bater aquele papo gostoso com um amigo? Então, a oração deve ser dessa maneira: sincera, real e honesta.

Em resumo, o jeito certo de orar é aquele onde há verdade saindo dos lábios. De nada adianta decorar palavras bonitas, cultas, ou rezas tradicionais para falar enquanto estiver buscando a Deus se isso não for realmente o que está no coração.

Da mesma forma que um amigo perceberia a forma robotizada de uma conversa decorada, Deus também percebe.

E o que Ele mais deseja é que você converse com Ele – seja de joelhos, deitado na cama, no ônibus, na cozinha, no supermercado ou onde quer que for – como você conversa com aquele grande amigo: sendo simplesmente você.


Deus atende a todos os tipos de orações?

Orar traz paz e descanso 🙏

Descrever o que é a oração e os efeitos que ela traz é como tentar explicar o gosto de um prato saboroso para alguém. Dá até pra se aproximar do sabor em si, mas só provando que é possível entender os efeitos e sensações que ela traz.

Então, se você deseja ter paz e descanso neste momento de pandemia, prove o poder da oração e os seus efeitos. Faça uso deste presente capaz de ligar você com o céu!

Por fim, para ter paz e descanso, apresente seus medos, sua ansiedade, seus problemas a Deus por meio da oração.

Deixe pra Ele resolver o que você não consegue solucionar. Só assim você vai conseguir experimentar a paz, mesmo que tudo ao redor seja guerra.

Saiba que o abraço de Deus em você está a distância de uma oração.

Este artigo te ajudou? Então compartilhe com outras pessoas!

Voltar