O que os adventistas comem?

Quer entender o que os adventistas comem e como a fé impacta suas escolhas alimentares? Veja a conexão entre dieta, saúde e espiritualidade

Alessandra Guimarães

Jornalista e Mestre em Comunicação pela Cásper Líbero

50 artigos


9 de fevereiro de 2024

Uma senhora sorridente segurando um troféu em um evento esportivo ao ar livre, com dois homens usando uniformes esportivos olhando para ela, sob um céu parcialmente nublado.
Atleta adventista com troféu após premiação esportiva em Capim Grosso, Bahia. (Foto: Ivo Araújo)

A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma denominação cristã presente em mais de 200 países e territórios. Para além dos templos espalhados em todo mundo, os adventistas também são conhecidos por um outro aspecto peculiar: o cuidado com a saúde.

Além das 700 unidades de saúde espalhadas pelo mundo, como hospitais e clínicas, a preocupação em ensinar às pessoas um estilo de vida saudável ocupa um lugar importante no cotidiano da igreja, através de iniciativas como:

  • Feiras de saúde em espaços públicos
  • Corridas de rua
  • Clube Vida e Saúde nas igrejas locais
  • Exercício físico em grupo: funcional, natação, ginástica, ciclismo e caminhada
  • Escolas de culinária
  • Hortas comunitárias
  • Cursos como: terapias naturais, gerenciamento emocional, oito remédios naturais, como deixar de fumar

E, claro, este projeto que você já conhece: o Quero Vida e Saúde.

Neste artigo, você vai descobrir o que os adventistas comem e porquê os adventistas se importam com a saúde e aprenderá sobre a dieta recomendada pela Bíblia praticada pelos adventistas.

Grupo de pessoas adventistas participando de uma reunião de clube de saúde, discutindo estilos de vida e dietas saudáveis.
Integrantes do Clube de Saúde Adventista no Espírito Santo compartilhando conhecimentos sobre alimentação saudável e práticas de vida equilibrada.

A dieta adventista é uma recomendação divina

A Igreja Adventista do Sétimo Dia foi fundada em 1863 nos EUA, uma época que foi marcada por grandes grandes epidemias, como a gripe, cólera e a febre amarela.

Ellen White, uma das pioneiras do movimento adventista, foi escolhida por Deus para compartilhar conselhos importantes sobre como os hábitos de vida afetam o bem-estar físico, mental e espiritual.

Sem dúvida, esses conselhos foram e são fundamentais, principalmente no contexto da realidade atual onde hábitos alimentares são dominados por uma abundância de opções ultraprocessadas, ricas em açúcares e sódio, cada vez mais longe do natural e saudável.

O que os adventistas comem: livros que falam sobre o assunto

Diversos livros e publicações oficiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia reúnem orientações sobre o cuidado com a saúde.

Para quem deseja se informar diretamente da fonte sobre o estilo de vida adventista orientado por Deus, recomendamos a leitura destes livros:

  • A ciência do bom viver
  • Conselhos sobre o regime alimentar
  • Conselhos sobre saúde
  • Temperança

Se você quiser adquirir a versão física dos livros acima, é só acessar o site da Casa Publicadora Brasileira.

Mas é possível também ter acesso a todos os livros de Ellen White na versão digital, de forma grátis, clicando neste link.

Vegetarianismo: Uma recomendação para a comunidade

Em síntese, Ellen White aconselha uma dieta rica em verduras, frutas, grãos integrais e nozes, evitando ovos e laticínios. Além disso, bebidas estimulantes, como café e chá preto, também estão fora da dieta adventista.

Ou seja, um estilo de alimentação que valoriza os alimentos naturais. Assim, as dietas mais adotadas pelos adventistas são a vegetariana estrita ou ovolactovegetariana.

Se você está pensando em adotar essa dieta ou simplesmente quer explorar novas opções alimentares, confira este guia detalhado: cardápio vegetariano completo para 7 dias.

A Igreja Adventista recomenda hábitos de saúde, mas não impõe mudanças

Embora a Igreja Adventista do Sétimo Dia oficialmente aconselhe seus membros a adotarem uma dieta vegetariana, vendo-a como fundamental para o crescimento espiritual e missão da denominação, as práticas alimentares entre os adventistas variam.

A Igreja continuamente encoraja os membros que além de uma alimentação saudável adotem outras atitudes para um estilo de vida saudável, entre elas: exercício físico, água, ar puro, luz solar, descanso, equilíbrio e confiança em Deus.

Você pode encontrar aqui no site um conteúdo detalhado a respeito das 8 atitudes de saúde recomendadas pela Igreja Adventista para obter saúde plena.

Além disso, reconhece que cada um está em um estágio diferente de transformação de hábitos e que a melhoria é um processo gradual e pessoal.

Sobretudo, já existem diversos estudos abordando a longevidade em comunidades adventistas que praticam estes 8 hábitos naturais. Inclusive, uma das nove regiões do mundo conhecidas como Blue Zones, onde as pessoas vivem mais, é habitada por uma comunidade adventista que consomem habitualmente vegetais e praticam outros hábitos saudáveis.


Qual o conceito de saúde na Bíblia e como podemos viver mais saudáveis conforme a Bíblia? – Parte 1

Qual o conceito de saúde na Bíblia e como podemos viver mais saudáveis conforme a Bíblia? – Parte 2

O que os adventistas NÃO comem

A Igreja Adventista do Sétimo Dia também segue diretrizes alimentares baseadas em preceitos bíblicos, especialmente os encontrados em Levíticos 11.

Esses ensinamentos proíbem o consumo de alimentos impuros, como carne suína, peixes de couro e crustáceos, a exemplo do camarão.

Mas o tema saúde na bíblia vai muito além disso

Deus quando fala de saúde traz uma abordagem muito mais ampla, denominando saúde de forma integral: físico, mental e espiritual.

Logo, para os adventistas, seguir as diretrizes de Deus garantem uma melhor qualidade de vida em todas as esferas, em razão do cuidado com o corpo e principalmente, mediante o relacionamento com Deus.

Dessa maneira, pesquisas apontam que os adventistas vivem até sete vezes mais, comparado a expectativa de vida dos americanos.

Multidão diversificada assistindo a um evento esportivo ao ar livre, representando um estilo de vida comunitário e ativo
Adventistas reunidos em estádio para a “Olimpíada da Saúde”, em Cuiabá – MT. (Foto: Noemi Almeida)

Dizendo-lhes: “Se vocês derem atenção ao Senhor, o seu Deus, e fizerem o que ele aprova, se derem ouvidos aos seus mandamentos e obedecerem a todos os seus decretos, não trarei sobre vocês nenhuma das doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que os cura”. Exôdo 15:26

Por que os adventistas falam sobre a saúde?

Em conclusão, a Igreja Adventista tem a saúde como uma tema de grande importância. Esse foco em saúde e bem-estar não é um acaso, mas está profundamente enraizado em princípios bíblicos dado pelo nosso Criador, pois Ele sabe exatamente como devemos viver para ter mais saúde.

Nesse sentido, os adventistas veem o corpo humano como um templo do Espírito Santo e acreditam que cuidar deste templo é uma forma de honrar a Deus e se aprofundar na experiência espiritual com Ele. Por isso, o que os adventistas comem é algo que eles consideram na prática de sua fé.

Depois de entender que cuidar da alimentação é uma forma de adorar a Deus, reflita sobre como você pode nutrir melhor seu templo a partir de hoje!

Voltar