Saúde mental: como anda a sua?

As decisões e atitudes diárias vão influenciar na sua saúde mental e, consequentemente, na saúde física.

Alessandra Guimarães

Jornalista e Gestora de Conteúdo

24 artigos


11 de outubro de 2019

Quando você ouve falar sobre saúde mental, o que passa na sua cabeça? Bom, a maior parte das pessoas associam esse termo com transtornos psiquiátricos.

Porém, saúde da mente é muito mais do que a ausência de problemas de ordem psicológica.

Ter saúde mental é compreender que NINGUÉM é perfeito, que todos possuem limites e que nem sempre vamos atingir as as expectativas que o outro deposita sobre nós.

Ou seja, uma pessoa mentalmente saudável consegue lidar com os desafios da vida diária mostrando equilíbrio e sabedoria.

Mais ainda, conseguem perceber quando precisam de ajuda para lidar com conflitos, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

Resumindo, ter saúde mental é estar bem com você mesmo e com os outros. Além disso, é saber lidar com as boas emoções e também com aquelas que são desagradáveis, pois afinal, faz parte da vida!

“Mente sã, corpo são”

O ditado é antigo mas cheio de verdade! Quando a mente vai bem, todo o resto também vai.

Mas é verdade, nos dias de hoje, não é nada fácil ser uma pessoa saudável mentalmente.

Os dias estão cada vez mais frenéticos, as pessoas mais impacientes, a rotina mais insana e, com isso, nossa menta mais desequilibrada!

E pode ser duro entender isso, mas ter saúde mental é uma escolha!

Sim, se você não decidir ter saúde mental, ninguém irá decidir por você!Por isso, comece escolher hoje ter uma mente equilibrada e sadia.

Você sabia que a saúde da mente pode evitar muitas doenças? É isso mesmo!

Quando você decidi, por exemplo, reclamar menos, criticar menos, ter menos raiva ou viver uma vida sem estresse exagerado, seu corpo entende o recado e para de produzir toxinas que afetam a saúde física.

Quando o cérebro adoece o corpo costuma ir junto! Por isso, decidir viver de forma que a saúde da mente não seja prejudicada também é investir na saúde física 😉.

Como ter saúde mental?

Infográfico falando sobre os principais aspectos da saúde mental.

Além deste checklist da saúde mental, também é importante que você tenha sentimentos positivos a respeito de você, dos outros e da vida.

Também aceite as outras pessoas do jeito que são, com suas qualidades e limitações. Ao você aceitar os outros, será mais fácil aceitar a si mesmo e seus defeitos.

Para ter saúde mental, também é importante evitar o consumo de substâncias que entorpecem a mente, como álcool, drogas, cigarros e outras substâncias que alteram o comportamento.

Além disso, separe tempo para o lazer, para a convivência com pessoas que te ajudam a ter saúde mental. E evite o convívio com pessoas tóxicas!

Estas são algumas dicas de como manter a saúde mental. Porém, o mais importante é fazer uma autoavaliação e se questionar: o que tem roubado a minha paz?

Faça isso! Encontre a resposta e escolha viver um novo caminho.

Voltar